• Home
  • Apps
  • Ataque informático nos EUA resultou em mais de um dia de transportes públicos gratuitos

Ataque informático nos EUA resultou em mais de um dia de transportes públicos gratuitos

Para desbloquear novamente o sistema, os hackers exigiram um resgate equivalente a mais de 60 mil euros.

Saiba mais sobre a Mindshaker

*Está a ler um guest post da Mind-shaker.com

O sistema informático da Agência Municipal de Transportes de São Francisco (SFMTA), nos Estados Unidos, foi atacado na última sexta-feira por piratas informáticos.

O ataque bloqueou o acesso da SFMTA aos seus próprios sistemas informáticos. Os hackers exigiram um resgate no valor equivalente a 66 mil euros, a ser pago em 100 Bitcoins.

Como resultado desta interferência, os sistemas estiveram em baixo entre Sábado e Domingo. Quem saiu a ganhar foram os utentes da rede, que não tiveram de pagar tarifas durante pouco mais de um dia.

Ao todo foram afectadas mil máquinas de venda de bilhetes e validação. O ataque comprometeu 25% da rede da SFMTA, mas o serviço continuou a decorrer normalmente.

No Domingo as máquinas de venda de bilhetes já funcionavam normalmente. Não se sabe, contudo, se o resgate foi pago.

De acordo com o Público, o ataque foi realizado através de um HDDCryptor, também conhecido por Mamba, que usa recursos open source para alterar o arranque principal de um computador, que fica inacessível aos utilizadores. Para desbloquear o sistema é necessária uma palavra-chave.

Não se sabe ainda o que motivou o ataque, mas há a possibilidade de software pirateado estar na origem.

A San Francisco Examiner diz que o ransomware usado foi activado automaticamente por um software ilegal descarregado em torrents, pela SFMTA. São os atacantes que o afirmam. Ou seja: não foi um ataque planeado, mas sim automático.