Audi, Mercedes e BMW pretendem adquirir mapas da Nokia
As gigantes alemãs do mercado automóvel querem avançar com projectos de carros sem condutor. E para tal, querem o serviço de mapas da Nokia.

Carros sem condutor. Já imaginaram a autêntica revolução que isso iria trazer ao mercado automobilístico? As possibilidades são virtualmente infindáveis, dadas as consequências que isso iria trazer relativamente à experiência de condução, que iria seguramente mudar de forma radical.
Apesar de se falar nesta ideia como uma possibilidade, empresas como a Audi, BMW e Mercedes, alegadamente já passaram essa fase. Carros sem condutor já constituem um projecto palpável e possivelmente exequível, talvez mais cedo do que pensamos.
Para um projecto com esta dimensão poder avançar, é apenas lógico que um bom serviço de mapas seja necessariamente integrado. Assim, três das principais marcas do sector automóvel estão a colocar a sua habitual animosidade de lado, de forma a adquirirem uma quota maioritária dos serviços de mapas da Nokia, os mapas Nokia Here.
A oferta ao que tudo indica será oficializada em parceria com a empresa de tecnologia chinesa Baidu, que numa entrevista concedida ao The Wall Street Journal, avalia o custo da operação em “ consideravelmente mais de dois mil milhões de euros”.
A secção de mapas da empresa que pretende regressar ao mercado dos smartphones em breve, também interessa a outros gigantes das tencnologias como a Google, o Facebook e a Apple que, ao que tudo indica, irão constituir rivais de peso às conhecidas marcas de automóveis de luxo na possível aquisição do seu serviço de mapas.