Áustria com 3G gratuita

A operadora móvel austríaca Mobilkom vai disponibilizar gratuitamente a sua rede de terceira geração aos clientes que adquiram já um terminal UMTS.

No espaço de seis meses, a operadora austríaca conseguiu aumentar a cobertura UMTS no país para 42 por cento, assegurando que as 52 maiores cidades – com excepção de Salzburgo – tenham sinal de rede para comunicar por videotelefone. «O nosso objectivo é atingir a máxima qualidade no mais curto espaço de tempo. A 3G só pode ser um sucesso se for vista como uma evolução da segunda geração e a Mobilkom já tem as fundações para tal», explica Boris Nemsic, CEO da operadora.

A Mobilkom montou mais mil estações-base nos últimos seis meses e gastou cerca de 72 milhões de euros na operação. A estratégia de entregar a implementação da infra-estrutura a dois fornecedores diferentes – Ericsson e Nortel – acabou por ser determinante na rápida edificação e instalação do hardware e sem qualquer tipo de contratempos.

A 25 de Abril, será colocado à venda em estabelecimentos seleccionados da cadeia de lojas de apoio da operadora, também denominada A1, o modelo U10, da Siemens, embora esteja prevista a comercialização de outras marcas com suporte não só ao sistema UMTS mas também do GSM e GPRS. Os terminais do fabricante alemão, que irão custar 799 euros, vão permitir tirar proveito da rede já instalada e em funcionamento até meados do mês de Julho, sem qualquer custo mensal ou de chamadas. Aliás, personalidades da cena política já experimentam, desde ontem, as capacidades da rede 3G.