Balões de GSM

Uma empresa norte-americana quer disponibilizar rede GSM através de balões metereológicos.

A solução é eficaz, prática e, sobretudo, extremamente mais barata que as bases de transmissão tradicionais ou os satélites. A distribuição de sinal GSM através de balões metereológicos vão permitir às zonas mais remotas dos Estados Unidos que possam ter acesso à rede de uma qualquer operadora, bastando para isso haver contratos.

Apesar de tal ainda não ter acontecido, a Space Data já está em negociações com a National Weather Services (NWS) para a utilização dos referidos balões, também, nas comunicações. Afinal, trata-se de prestar um serviço público, a quem não tem possibilidade de ter acesso normalmente. Esta é, com certeza, uma iniciativa que, a seguir em frente, vai merecer um prémio da GSM Associaton!

O projecto, denominado Skysite, deverá servir de ajuda às operadoras que estiverem interessadas em servir cerce de 20% da população americana que reside em zonas não cobertas por sistemas de comunicações móveis. Os balões são diaramente lançados pela NWS e “trabalham” a uma altitude de 30 quilómetros.