Skip to main content

Banda larga conquista 1,404 milhões

88,4% dos utilizadores de Internet.

Segundo dados avançados pela Autoridade Nacional de Comunicações, os clientes de banda larga ascendiam naquela data a 1,404 milhões, ou seja, 88,4% do total de utilizadores de Internet em Portugal.

No trimestre, aderiram à banda larga 59 mil clientes, mais 4,4% face ao trimestre anterior e um crescimento de 24,1% face ao trimestre homólogo.

No final do período em análise, foram contabilizados cerca de 876 mil clientes de acesso à Internet através da tecnologia ADSL, enquanto 524 mil clientes dispunham de banda larga através de modem cabo. O número de clientes de outros tipos de acesso atingiu os 4 mil.

ADSL ganha terreno

O número de clientes de ADSL aumentou 6,1% face ao trimestre anterior e os clientes de banda larga por modem cabo aumentaram cerca de 1,4%. Verifica-se, assim, um reforço da predominância do ADSL que representava, no final do trimestre, cerca de 62,4% do total de acessos de banda larga.

Dos clientes totais de Internet, 1,3 milhões são clientes residenciais, o que representa um crescimento de 1,7% face a Junho e um aumento homólogo de 8,6%. Destes clientes, cerca de 1,140 milhões utilizam banda larga.

No tocante às velocidades de transmissão, verifica-se também uma transição da banda estreita para a banda larga, com uma quebra trimestral de 12,8% dos clientes residenciais de banda estreita e um aumento dos clientes de banda larga de cerca de 4,2%. Em termos anuais, as variações são de, respectivamente, -40,5% e 23,4%.

O acesso através de ADSL continuou a ser o meio preferencial para aceder à Internet no segmento residencial, tendência que se verifica desde o final de 2005. No final de Setembro, foram contabilizados 639 mil clientes de acesso através de ADSL, cerca de 56% do total de clientes residenciais de banda larga.

No segmento não residencial, existiam cerca de 281 mil clientes, número que traduz um acréscimo de 4,4% face ao trimestre anterior e uma subida de 24,6% em termos homólogos.

O ADSL continua a ser a principal tecnologia de acesso à Internet também no segmento não residencial, já que 237 mil clientes acediam à Internet por esta via, contra 24 mil de acesso através de modem por cabo, 17 mil de acesso através de dial up e cerca de 3 mil acessos através de circuitos dedicados.

Em Setembro, a taxa de penetração da banda larga, em termos de total de clientes sobre a população total, situava-se nos 13,3%, isto é, 0,6 pontos percentuais acima da registada no trimestre anterior e 2,6 pontos percentuais acima da registada no período homólogo. Com os acessos móveis, a penetração da banda larga em Portugal rondará 14,9%.

PT baixa quota

No período em análise, a quota de clientes de banda larga do Grupo PT sofreu uma quebra de 1,4 pontos percentuais face ao trimestre anterior, para 71,5%. Em termos homólogos, a quota da PT registou uma redução de sete pontos percentuais.

A expansão das quotas dos novos prestadores de banda larga é suportada, sobretudo, em lacetes locais desagregados, reflexo da melhoria das condições da oferta do Lacete Local operada pela Anacom, considera o regulador. No trimestre em análise, três em cada cinco novos clientes de banda larga aderiram aos serviços dos prestadores alternativos.