Benefon Esc – Perdigueiro Formidável

Afinal, sempre é verdade que o melhor amigo do homem pode ser o telemóvel.

O Telemoveis.com levou o Benefon Esc a um test drive e, depois do tanto bem que já disse da marca finlandesa, está profundamente embaraçado: não resistiu e voltou a apaixonar-se. Depois do “Q”, duas vezes na mesma família, e em tão pouco espaço de tempo, já parece incesto. Mas a excelência tem destas coisas: não há por onde contorná-la.

O Esc é um telemóvel para mentes práticas e com interesses. Um modelo que vai resistir como um mármore ao passar dos tempos. Por uma razão simples: as facilidades exclusivas que tem para oferecer não vêem com a circunstancialidade do WAP nem da polifonia, nem tão pouco do número de melodias, mas antes se traduzem na capacidade única de conjugar as possibilidades do GSM com as do GPS.

Benefon Esc

GPS. O melhor da navegação por satélite

Para além de reunir com suma elegância as possibilidades de um telemóvel convencional, o ESC associa ainda todas as potencialidades e mais algumas da navegação por satélite. O GPS – Global Positioning System, para quem não saiba, é um sistema de localização que mediante, grosso modo, o recurso a uma técnica de triangulação apoiada numa constelação de satélites permite saber com grande exactidão as coordenadas geográficas.

Isto significa que, com um ESC na mão você tem todas as condições para, potencialmente, nunca mais se perder. As opções GPS traduzem-se, nos menus do telefone, em quatro grandes modos de operação: Mapa, Guia, Posição e Movimento.

As opções “Mapa” permitem-lhe ora traçar, qual cartógrafo, um determinado percurso, ora orientar-se nas ruas de uma qualquer cidade – ou fora dela, para esse efeito. Isto sucede porque o Benefon possiiblita a descarrega de mapas da web e, através de um PC, incorpora-os. A partir daí, passo a passo, fazendo uso do GPS, aponta a localização sobre o mapa e permite-lhe escolher o melhor caminho para o seu destino.

O modo “Guia” fornece uma bússola com indicação da direcção de deslocação, apontando-lhe simultaneamente a direcção do seu destino, com indicação dos graus de desvio. Também calcula a velocidade instantânea e as velocidades máxima e média atingidas durante a viagem; e o valor da distância percorrida. Tal e qual o painel de navegação ostentado no tablier de alguns modelos de automóvel, com a superior vantagem de poder ser utilizados por peões, navios, velocípedes etc…

Na opção “Posição” (afinal, o coração do sistema) pode obter uma leitura exacta, até às décimas de segundo, da suas latitude e longitude (o que, a nível de Portugal Continental, corresponde a uma exactidão máxima teórica aproximada na ordem dos 3 metros).

O Benefon Esc está dotado de um GPS de 12 canais, podendo, por conseguinte usar contínua e paralelamente até 12 satélites diferentes, para maior exactidão.

Adicionalmente, o GPS do Esc calcula a altitude local e a hora do nascer e pôr do Sol e dos crepúsculos.

Em “Movimento” são-lhe dadas, noutra apresentação, basicamente as mesmas opções que no “Guia” com os valores do azimutes e a distância percorrida desde o último ponto no itinerário e até ao próximo assim como, tendo em conta os cálculos de velocidade corrente, o tempo de chegada estimado.

Traçar itinerários e encontrar amigos

A plêiade de possibilidades anteriormente enunciadas pode e deve, naturalmente ser integrada num sistema multifuncional. Para isso, o Esc permite-lhe traçar de antemão os seus itinerários. Basta para isso que lhe diga onde está (leitura imediata) e lhe dê a conhecer as coordenadas geográficas do ponto de destino e (se desejar) de alguns pontos intermédios para chegar lá. Se não conhece as coordenadas geográficas pode introduzi-las, por exemplo durante a primeira vez que faça o traçado com as próprias leituras do Esc.

Se conhecer alguém que também tenha um Esc pode, mais do que isso, usando as opções “Friend Find”, trocar com essa ou essas pessoas as respectivas coordenadas geográficas por SMS podendo assim localizá-la(s) num mapa e dirigir-se ao seu encontro. Possibilidades de elevado interesse nos mais diversos contextos: entre multidões num concerto ou manifestação, no campo durante uma caçada, no desporto praticando ski etc…

O Esc também dispõe, à semelhança do modelo Track, de um botão de emergência que, em caso de perigo, lhe permite com a pressão de uma única tecla enviar os dados da sua localização para um número pré-definido.

Para poder utilizar as funcionalidades cartográficas recomenda-se vivamente a aquisição do software opcional BenWin Pro With Maps que agiliza a importação e manipulação de mapas.

Software Benewin O software standard da Benefon – Benewin Pro tout court – inclui funções de envio de SMS, sincronização do livro de endereços e das definições gerais do telefone, para além de um “Maestro” para a composição de melodias. Trata-se de uma aplicação eficiente mas sem excessos.

Telemóvel sem mácula

Quanto ao som, o Benefon revela-se de extracção superior. A captação dual band e a tecnologia EFR assegura-lhe a máxima qualidade e o Esc está apto a concorrer com qualquer rival.

As baterias de Lithium 700 mAh ou 1200mAh, opcionalmente, permitem tempos de operação em stand by na casa das 140 ou 240 horas respectivamente. Mas a verdade é que o GPS, quando em operação, consome bastante energia. Pela experiência que teve, o Telemoveis.com avançaria um tempo de funcionamento, no modo GPS de actualização da posição a cada segundo, na casa das seis horas contínuas. Mas o utilizador pode sempre optar por não usar o GPS, ou fazê-lo nas opções de actualização a 2,5 ou 10 segundos.

Em qualquer dos casos, como acessório opcional, a Benefon oferece, entre outros, a típica ligação ao isqueiro do carro.

Com um visor de 100 por 160 pixéis (34 por 54 mm), também no campo lúdico o Esc se sai particularmente bem. O modelo que testámos vinha completo como uma oferta de oito clássicos de sempre: desde os jogos tipo arcade Galactic Buster e Tictactoe que o convidam a pulverizar naves alienígenas ao Worm (para quem ainda se lembra do Nibbles para DOS) a uma versão do Tetris designada Block Buster, um Puzzle, um labirinto e jogos de estratégia como o Blaster Master.

Ostentando um brilho azul e vários tons de cinzento, permitindo o ajuste do contraste, o visor do Esc é apenas uma das suas mais-valias.

O contorno metálico frontal assegura-lhe maior resistência ao choque e aumenta-lhe o ar digno, reforçado pelo design e disposição circular dos botões.

Benefon Esc A Benefon não desdenhou detalhe algum. Com 50 gramas, o carregador do Esc, por si só, é do mais leve que já vimos, e a forma compacta em gota, a mais elegante para tal funcionalidade.

Nem mesmo a antena GPS desfigura o panorama. Trata-se de uma versão desdobravél que se aninha discretamente no corpo do telefone e passa, quando retraída, desapercebida. Entre os acessórios, para além do clássico alarme/despertador, o Esc inclui um bloco de notas, calendário e calculadora.

O SMS vem equipado com o sistema T9. Escrever e ler mensagens no amplo visor é particularmente confortável.

Veredicto: “until death tear us appart”

Útil para astrónomos amadores, pilotos de embarcações de recreio, polícias, geógrafos, turistas e viajantes de toda a sorte, o Esc pode ser um instrumento de trabalho, um salva-vidas, um brinquedo delicioso ou tudo o que quiser fazer dele.

O Telemoveis.com decidiu, literalmente, perder-se para que o Esc o encontrasse no Parque Natural da Serra de Aire e dos Candeeiros. Por veredas e caminhos de cabras não mapeados, e para leigos, o Esc não pode fazer grandes milagres. E no entanto, em estrada ou na cidade, trata-se de um acessório que, como o cachimbo e certos tiques, não resistimos em adoptar como amigo para a vida. O tipo de acessório “canivete suíço” que uma vez inserido nos hábitos nunca mais se larga. É paixão para uma vida.

Enfim, nada é perfeito e o Esc ocasionalmente também bloqueia (problema exclusivo do protótipo para testes?) e é relativamente dispendioso. Porém, enquanto, é mais ou menos claro, o WAP e quejandos são facilidades em estágios tecnológicos intermédios votados à desactualização no médio prazo, a tecnologia do Esc é um investimento seguro de continuar a valer amanhã aquilo que custou hoje com todos os dividendos de divertimento e utilidade que o usufruto proporcionará.

Nota: O início da comercialização do Esc em Portugal está previsto para o mês de Abril.

Hugo D. Valentim