BenQ-Siemens S68

Um dos primeiros frutos do anunciado porfolio da nova BenQ-Siemens, no S68 destacam-se desde logo a qualidade sonora e a fina espessura…

BenQ-Siemens S68

CARACTERÍSTICAS
Ecrãs : TFT c/ resolução de 132 x 176 pixéis, capaz de 262 mil cores.
Dimensões : 107 x 44 x 13.2 mm, em 78,5 gramas de peso.
Multimédia : Java MIDP-2.0. Leitor multimédia
Messaging : SMS, MMS, E-mail c/ suporte POP3 e SMTP, cliente de IM.
Conectividade : Bluetooth e cabo USB (acessório).
Redes : Tribanda GSM c/ GPRS
Memória : 26 MB
Bateria : 660 mAh, reclama até 5 horas em conversação e 300 em espera.

Pontos Fortes: Leve e ergonómico. Alta-voz c/ volume elevado e límpido. Diversidade do software.
Pontos Fracos: Ausência de câmara.

A Benq, recorde-se, tomou conta da divisão de telemóveis na Siemens o ano transacto, tendo para tal recebido 250 milhões de dólares da multinacional de origem alemã, que assim se libertou dos seus encargos. Parecia um bom negócio para a firma da Formosa, ansiosa por passar da manufactura de telefones móveis para outras marcas para a comercialização da sua própria, atingindo projecção global neste segimento, e no entanto, desde então, e pela primeira vez na sua história, os resultados têm sido negativos; o que não quer dizer que os produtos não sejam bons.

Novidades BenQ-Siemens

No portfolio da nova marca Benq-Siemens, a segunda, depois da SonyEricsson, a combinar dois nomes, que à data conta já com 12 modelos anunciados para lançamento durante o corrente ano, dos quais apenas três já entraram, no entanto, em comercialização, o S68 situa-se na base da tabela, como modelo económico; os outros dois são o S88 e o EF81.

Enquanto nos modelos da série «S» a BenQ-Siemens aposta no formato monobloco, o EF81 é um modelo em forma de concha, com paralelismo com o Motorla RAZR V3x, distinguindo-se pela sua fina espessura e por ter um teclado bastante mais usável. Com um ecrã interno ostentando a notável resolução de 320×240 pixéis, câmara de dois megapíxeis, suporte de rede 3G, 64 MB de memória própria e ranhura para expansão via cartões mini SD é dos três o modelo mais ambicioso e promissor em termos de vendas, tanto que a marca anunciou recentemente a aposta num contrato com a estrela do Real Madrid, Ronaldo, para o uso da sua imagem na publicidade do produto.

O S88, por seu lado, mantém boa parte das características do EF81 mas perde outras, nomeadamente, o seu ecrã, com as 2 polegadas de dimensão é de menor resolução (176 x 220 pixels); o suporte de redes 3G é posto de lado em prol da «clássica» tribanda+GPRS; e a fasquia da memória própria desce para os 16 MB (assegurando-se, no entanto, a expansibilidade via cartões micro SD).

S68, a espessura é a chave do sucesso

BenQ-Siemens S68Com apenas 13 milímetros de espessura e 79 gramas de peso o desenho é de certo um dos pontos fortes do S68. Com um exterior em tons de alumínio, inclusive as teclas e uma metade posterior em plástico negro, o terminal assenta, mercê da forma arredondada dos cantos, que nem uma luva na mão.
O ecrã, capaz de 262 mil cores (132 x 176 pixéis, correspondentes a cerca de 3,7 por 2,7 centímetros de superfície iluminada), é de boa qualidade apesar de, em proporção ao tamanho do modelo (10,7 x 4,4 centímetros) não se poder dizer que o chegue a dominar.

O monobloco é constituído por apenas duas partes, sendo o compartimento da bateria e para inserção do SIM do operador acessível mediante a remoção da totalidade da cobertura traseira, a qual, delineando na perfeição a estrutura rígida do telefone, confere uma impressão geral de solidez ao modelo; capacitado para resistir a pequenas quedas.

O teclado, com retro iluminação a luz branca, é espaçoso quanto baste. O joypad, em que se destaca a forma quadrada, com um fino bordo externo a nível da pressão nos quatro sentidos da direcção, é contrariamente ao que seria de esperar à primeira vista eficiente, mesmo durante os jogos.
Lateralmente, estão presentes, em ambos os lados, duas teclas; à direita para controlo do volume e, à esquerda, respectivamente para acesso directo ao gravador de voz (com capacidade para 100 minutos de gravação) e à marcação directa de um número à configurar pelo utilizador.

Software & Conectividade

BenQ-Siemens S68O sistema operativo do BenQ-Siemens S68 está, em termos de interface, construído em torno de um grande menu com 12 itens (Mensagens, Contactos, Registo de chamadas, Caixa de correio de voz, Organizer, Despertador, Toques, Internet, Jogos, Extras, Pessoal e Definições), entre os quais o utilizador alterna, vendo apenas, no entanto, um de cada vez no ecrã. Mesmo com uma barra indicativa de rolagem presente à esquerda, num primeiro impacto, a navegação pode ser um pouco confusa – memorizar a ordem de 12 opções, nem mais, não é coisa simples – acabando por ter de se fazer um pouco «às apalpadelas»; isto é, alternando entre todas as opções até encontrarmos a que nos interessa.

O conjunto do software fornecido é sobremaneira completo, sendo que aquilo que está ausente não faz falta na exacta medida em que corresponde a capacidades de hardware ausentes (limite de memória e ausência da câmara para capacidades de edição multimédia).

Com 26 MB de memória própria total, é de salientar a qualidade do suporte Java, permitindo instalar e correr «midlets» com facilidade, inclusive mediante o simples envio via bluetooth a partir de um PC ou outro dispositivo capaz.

No plano da conectividade, para além da comunicação com outros dispositivos via bluetooth, o terminal suporta a ligação via USB (fio), a adquirir separadamente.

Evitaremos enumerar a totalidade das funcionalidades de software suportadas pelo S68 que, a nível do messaging, incluem para além dos comuns MMS, SMS e e-mail, com suporte POP3, a inclusão de um cliente de «instant messaging» tipo ICQ, contentando-nos em observar que a oferta é muito satisfatória. Assim, para além das funções de Organizador (Calendário, Compromissos, Tarefas, Notas, Dictafone, Fuso horário), sincronizáveis com um servidor remoto, bem como de «Despertador» (cronómetro, calculadora et cetera.), é de assinalar a pré-instalação das aplicações «Digital Manual» (manual de utilização do telefone), «News2Mobile» (leitor de RSS), «Survival Dictionary» (aplicações útil para turistas e viajantes frequentes com a tradução de frases de uso corrente em Alemão, Francês, Inglês, Português, Italiano, Espanhol e Russo) e «Weather Forecast» (obtém previsões meteorológicas para virtualmente qualquer local a partir da ligação à Internet).

BenQ-Siemens S68No que a jogos toca, o S68 vem com dois: ChessMaster, uma simulação de um tabuleiro de xadrez com a possibilidade de jogar contra a «inteligência artificial» do telemóvel e «SuperStackAttack», uma feliz mescla de jogo de aventuras com uma forma de Tetris, em que o jogador é investido na pele de um trabalhador encarregue de organizar os blocos de diversas cores que, num cais portuário virtual, vão sendo despejados por uma grua.

Conclusão

A opção pela ausência da câmara é provavelmente o elemento mais desfavorável do S68, de resto um modelo completo e capaz no que consagra, sem prejuízo de a BenQ-Siemens poder fazer algo para melhorar a usabilidade do sistema operativo, mormente a nível dos menus, em que o utilizador se sente por vezes «perdido». Em contrapartida, a ergonomia é excelente tal como a reprodução sonora – em particular em modo alta-voz, com um dos sons mais límpidos e elevados que já podemos testemunhar. A bateria, bem escalonada em função do consumo energético do modelo, proporciona um desempenho confortável, com a marca a reclamar tempos óptimos ideias em espera até 300 horas ou 5 horas em conversação; correspondentes a valor práticos, sempre dependentes do tipo de uso, de cerca de 4 dias entre cargas (com 2 horas de espera até à plena recarga).