Bill Gates já tem um smartphone (actualizada)

Através da Sierra Wireless, chega o Voq, um autêntico telemóvel Microsoft escondido com o teclado de fora.

A Microsoft cumpriu a promessa de entrar a sério no mercado da telefonia móvel, não se limitando ao sistema operacional Windows Mobile OS 2003. E, embora com atraso de alguns meses ao anunciado no ano passado, eis que surge finalmente o terminal que conjuga as funcionalidades do telemóvel com as do PocketPC.

O smartphone da empresa de Bill Gates chama-se Voq e foi apresentado pela Sierra Wireless, parceira da Microsoft e reconhecida pela sua tecnologia AirCard de cartões de acesso sem fios para dispositivos móveis, que assim faz também a sua estreia na telefonia móvel.

Sucintamente, trata-se de um terminal tri-band GSM/GPRS (classe 10), vem dotado com um processador Intel Xscale PXA262 de 200MHz, uma porta de extensão SD/MMC e tem 48Mb de ROM (espaço disponível para armazenamento) e 32Mb de RAM. Contudo, o Voq é muito mais do que isso, embora importe desde já assinalar que só a segunda versão é que virá a ter bluetooth e câmara fotográfica integrada, pois o modelo disponibilizado para já é especialmente dirigido ao mercado profissional, em detrimento do utilizador particular.

No entanto, com uma autonomia anunciada de 6 horas em conversação e 100 horas em stand-by (a bateria carrega-se através de uma porta mini-USB), a novidade já traz incluído leitor de MP3, browser Internet Explorer, gestor de correio electrónico e suporte para mensagens multimédia. Mas a grande novidade é mesmo o «flip» que revela um teclado QWERT para facilitar a digitação de dados, o que faz do Voq um forte concorrente aos actuais PDAs do mercado, nomeadamente suportados pelos sistemas operativos Palm e Symbian, e permite antever um grande sucesso.

Fabricado pela própria Sierra Wireless (NOTA: na notícia original, o fabrico deste equipamento foi atribuído à Acer, lapso por que pedimos desculpas aos utilizadores e às empresas envolvidas), este inovador smartphone é servido por um ecrã de 3,5 polegadas TFT LCD 16-bit de 64 mil cores com uma resolução de 176 X 220 píxeis. Dispõe ainda de sistema alta-voz (através do software Art), infra-vermelhos, joystick de quatro direcções, Java, wap, Clearvue (para consultar documentos do pacote Office e PDF).

Merece destaque, também, o software myVOQ, aplicação que permite escrever um texto e utilizá-lo com diferentes fins: gravar nas notas, enviar por sms, etc. Além disso, é igualmente possível fazer busca de texto ou palavras nas diferentes aplicações do terminal (notas, agenda, tarefas, etc.).

Tudo isto totaliza apenas 145 gramas de peso e, por exemplo, a holandesa KPN está a disponibilizar o equipamento na Europa por preços de 75 a 199 euros com contrato e de 300 euros para compra livre.