Skip to main content

BitCoins, ou porque ser utilizador do Reddit compensa

Foram distribuídas aleatoriamente, por entre 12 utilizadores do Reddit, o equivalente a 13 mil dólares em BitCoins, uma moeda virtual. O utilizador responsável ficou conhecido apenas por BitcoinBillionaire.

As BitCoins parecem estar mais populares do que nunca, não sendo à toa que nos últimos dias têm sido alvo de especial atenção por parte de vários órgãos de comunicação social. Como é que podemos definir exactamente uma bitcoin? Essencialmente consiste numa moeda virtual, cujo valor recentemente atingiu o seu máximo histórico e chegou a valer o equivalente a 200 dólares por moeda digital. Esses valores, contudo, têm sofrido constantes oscilações.

As bitcoins podem ser compradas e vendidas online e encontram-se disponíveis desde 2009, sendo inclusive aceites como formas de pagamento em vários websites especializados e até mesmo em alguns locais físicos – a Reuter realizou, por exemplo, uma entrevista ao proprietário de um restaurante na Grécia que não recorria a bancos, mas que aceitava bitcoins como forma de pagamento.

BitCoins, ou porque ser utilizador do Reddit compensa

Como é que são criadas as Bitcoins? Esta moeda digital é gerada a cada dez minutos na Internet e tem origem num sistema complexo, que a distribui. Só que para que um computador possa adquirir realmente uma bitcoin necessita de estar dentro de uma rede de computadores e resolver um problema matemático complexo. Consoante os recursos investidos nesta resolução, desde capacidade de processamento até electricidade e dinheiro, as hipóteses de receber uma bitcoin acrescem.

A febre das Bitcoins?

Talvez seja demasiado cedo para falarmos de uma febre das BitCoins, mas sem dúvida que a moeda virtual parece estar a ganhar mais entusiastas. O Público fez referência a uma empresa norte-americana  que terá conseguido angariar meio milhão de dólares para criar uma plataforma de compra e venda de Bitcoins, mas que também disponibilize opções como a venda a descoberto.

Por outro lado, o popular website Reddit foi alvo de um acto de benevolência digno de um Robin dos Bosques virtual, já que um utilizador simplesmente conhecido por Bitcoinbillionaire distribuiu uma quantia de bitcoins avaliada em 13 mil dólares por vários dos utilizadores do website.