A BlackBerry DevCon Europe 2012, uma conferência promovida pela RIM para developers de aplicações BlackBerry, decorreu nos passados dias 7 e 8 de Fevereiro em Amsterdão, Holanda. E qual foi o principal foco da BlackBerry DevCon ? Developers e aplicações. Decididamente, a RIM pretende apostar fortemente no segmento das apps, disponibilizando várias oportunidades e ferramentas para developers.

A RIM terá oferecido mais de 2 mil tablets BlackBerry PlayBook durante a DevCon, uma forma de promover o ecossistema BlackBerry como uma alternativa lucrativa, mas também para cativar developers no que toca ao desenvolvimento de apps em dispositivos BlackBerry,.
A aposta da RIM? Diversidade de apps para o BlackBerry OS 10, que só deverá estar disponível no segundo semestre de 2012. E se a chegada de um novo sistema operativo BlackBerry promete lavar a cara à RIM, por outro significa que até que o novo OS esteja disponível a RIM vai continuar na mesma posição de mercado face à concorrência.

A RIM também fez questão de reforçar o ecossistema de aplicações disponíveis para o tablet BlackBerry PlayBook, embora não o tenha feito inocentemente – o BlackBerry 10 vai ser baseado em QNX, sistema operativo presente do tablet da RIM, que deverá contribuir para reforçar o ecossistema de apps disponíveis para BlackBerry 10.