BlackBerry poupa 188 horas por ano

O terminal especialmente dedicado ao correio electrónico é um forte ajudante da produtividade.

O terminal da Research In Motion (RIM) permite poupança de tempo que se traduz em ganhos de produtividade equivalentes a um mês por ano.

Oriunda do sector dos pagers, a RIM comercializa uma vasta gama de terminais especializados no tráfego de mensagens, mas tendo também funções de telefone.

O estudo da Ipsos Reid incidiu sobre 210 utilizadores de terminais BlackBerry e sobre 490 responsáveis informáticos encarregados da gestão destes equipamentos, na Europa, EUA e Ásia-Pacífico. Em média, cada utilizador recebe ou envia 2.750 emails urgentes por ano durante o horário de trabalho.

Os terminais BlackBerry têm impacto positivo também em termos do trabalho de equipa dentro de uma empresa: a quase totalidade das pessoas questionadas (99%) considerou verdadeira a afirmação «O terminal BlackBerry melhorou a eficácia do meu trabalho», tendo as equipas que dispunham de um destes aparelhos revelado uma taxa de eficácia superior em cerca de 29%.

No entanto, não há a certeza se estes ganhos de produtividade são resultantes da tecnologia da RIM ou se poderão ser obtidos através do recurso a outro tipo de terminais que ofereçam as mesmas funcionalidades que os BlackBerry.

Veja no nosso expositor os outros tipos de terminal já existentes, designadamente o SonyEricsson P910 , o Siemens SK 65 , os PalmOne ( Treo 270 e Treo 600 ) e a gama mais alargada da Nokia que foi o primeiro fabricante a disponibilizar telemóveis com tecnologia BlackBerry ( 9210 , 9500 , 6800 , 6810 e 6820 .

Para ficar a saber também o que há de concorrência ao BlackBerry da RIM, e conhecer nomeadamente o PDA da Citizen, clique aqui .