Bloquear o IMEI funciona
A Telstra admitiu que, desde o Verão, já mandou bloquear mais de 10.000 telemóveis por participações de furtos ou perdas, sendo que nos primeiros três meses 69 por cento dos casos reportavam-se a roubos declarados, com participação policial incluída, sendo os restantes casos relativos a perdas.
“As características adicionais de segurança já disponíveis na rede GSM da Telstra vieram, claramente, beneficiar os nossos clientes, nos casos apresentados de roubo e cujas incidências já fizeram descer em 23 por cento o número de participações, em apenas 12 semanas”, explicou Rick Wakeham, director administrativo do departamento de Produtos Móveis da operadora australiana.
A par da revelação destes dados estatísticos, a Telstra divulgou também uma sondagem que encomendou a propósito da importância do telemóvel na vida dos seus clientes. Segundo o estudo, 75 por cento dos utilizadores considera o seu aparelho “essencial”, “muito importante” e “reconhecidamente importante”. No entanto, 30% dos inquiridos não está familiarizado com a técnica de bloqueio pelo PIN ou do telefone pelo próprio cartão SIM.
A grande maioria dos telemóveis (28%) são roubados nas viaturas e em acontecimentos sociais (20%), tais como restaurantes, bares, discotecas, restando ainda dizer que 9% dos roubos declarados são feitos em casa e 8% em locais de trabalho.
Os responsáveis da Telstra mostram-se extremamente satisfeitos com os resultados obtidos pela implementação do bloqueio ao IMEI dos terminais, uma vez que dá alguma segurança (ou em última instância, alguma tranquilidade) ao cliente por saber que ninguém mais poderá usar o seu telemóvel, uma vez accionada a medida de segurança.