Bluetooth mais rápido e mais seguro

Já está em testes a próxima versão da norma que triplica a velocidade.

A futura taxa de transmissão do Bluetooth já foi definida pelo Bluetooth Special Interest Group e vai ser ratificada em 2005 e já há alguns equipamentos experimentais a testar a nova conectividade Bluetooth 2.0+EDR (Enhanced Data Rate).

Por outro lado, a segurança é um dos parâmetros que sofrerá igualmente alterações e a evolução passará por aumentar o actual código de segurança (de quatro posições), embora alguns especialistas critiquem a medida por considerar que provocará maior lentidão dos equipamentos.

Paralelamente, vai-se falando cada vez mais de outros projectos na área da conectividade entre dispositivos, sobretudo do Zigbee e do UWB (UltraWideBand). O primeiro é norteado por padrões de baixo consumo de energia, para pequenas distâncias e baixo custo, enquanto o UWB pode oferecer a mesma velocidade de uma porta USB 2.0 (480 Mbps) em pequenas distâncias (até três metros), com a velocidade a diminuir à medida que aumenta a distância.

Não obstante, o Bluetooth é o mais divulgado e, actualmente, são vendidos todas as semanas mais de dois milhões de equipamentos com esta tecnologia, fenómeno que regista crescimentos com o alargamento do Bluetooth, além dos computadores, aos PDAs, telemóveis e outros equipamentos e acessórios.