Bluetooth nos automóveis
Segundo um estudo da empresa de consultoria Allied Bussiness Intelligence Inc (ABI), em 2007 cerca de 20% de todo o parque automóvel mundial estará equipado com sistemas Bluetooth, seja para que finalidade for. As aplicações para viaturas baseadas neste tipo de tecnologia poderão criar novas oportunidades para todos os intervenientes no sector, desde os próprios fabricantes até aos fornecedores de silício, produtores de hardware e mesmo os próprios abastecedores de combustíveis.
A DaimlerChrysler já lançou para o mercado norte-americano o «UConnect», um sistema de kit mãos livres assente na tecnologia Bluetooth. Entretanto, na Europa, alguns modelos da Audi, BMW, Peugeot e Saab já oferecem o mesmo sistema de comunicação, mas ainda como opção.
O custo do silício para Bluetooth é de, aproximadamente por unidade, seis dólares, o que torna este tipo de tecnologia extremamente atraente para a indústria automóvel. Aliás, a ABI prevê uma quebra ainda maior deste valor, uma vez massificado o uso do sistema, não só nos automóveis mas também nos próprios terminais móveis, uma vez que a sua incorporação ainda não é generalizada.
No entanto, esta porta de entrada para a geração mais avançada de infra-vermelhos vai permitir o crescimento dos fabricantes da chamada «linha branca», bem como o aumento de equipas de desenvolvimento de aplicações e software para tirar o máximo proveito de Bluetooth, uma ideia original dos suecos da Ericsson mas que foi partilhada com o resto do mundo… tecnológico.