B’ngo desafia N-Gage

O Nokia N-Gage já não está sozinho no mercado. A TTPCom lançou um novo telemóvel consola de jogos que dá pelo nome de B`ngo.

Mas o B`ngo promete fazer mais furor que o N-Gage. Isto porque vem integrado com uma câmara fotográfica digital, o que o coloca num patamar superior ao colega da Nokia. Apesar de suportar sistemas de rede GSM tri-band e GPRS, é no Bluetooth que o modelo da TTPCom encontra outra das suas excelências tecnológicas. É que este protocolo de comunicação com outros dispositivos permite ao seu utilizador emparelhar-se com outros utilizadores (até ao máximo de oito) para que possam jogar em rede.

O B`ngo é baseado no WGE (Wireless Graphics Engine), produto da TTPCom, e que é um tipo de software que tem a particularidade de permitir utilizar variados botões em simultâneo no desenrolar do jogo, nomeadamente mover e disparar ao mesmo tempo. A empresa responsável pelo novo produto está já em negociações com alguns fabricantes de jogos, como é o caso da Elite, Digital Bridges e ITE, para que possam ser disponibilizadas versões de cerca de uma centena de jogos compatíveis com o B`ngo. Não obstante, o terminal já traz de origem alguns exemplares, com possibilidade de serem feitos downloads através da rede móvel.

“Estamos a pensar em formas criativas de usar a propriedade intelectual, combinando com a experiência que temos vindo a ganhar neste segmento de mercado, bem como aproveitando os conhecimentos, baixos custos e design dos nossos terminais, o que nos permitiu chegar a este novo dispositivo”, explicou Tony Milbourn, director administrativo da TTPCom.

Para além do habitual suporte Java (obrigatório para um telemóvel concebido quase em exclusivo para servir de consola de jogos), o B`ngo também é compatível com linguagem C++ a correr num processador ARM7. Devido ao seu reduzido tamanho em relação à concorrência, o preço recomendado está na casa dos 186 euros, o que é manifestamente pouco para um terminal com estas características.

A apresentação do aparelho é feita amanhã, na Feira Mundial 3GSM, mas a TTPCom diz-se pronta a disponibilizar o terminal de imediato aos operadores que estejam interessados.