Bombeiros estreiam push-to-talk da TMN

Operador lança novo serviço com Motorola V 400 P.

A TMN está a lançar os seus primeiros telemóveis com a função de «walkie-talkie», que permitem fazer comunicações de voz instantâneas através da rede GSM/GPRS sem recurso à chamada telefónica tradicional.

Entre os primeiros utilizadores contam-se três associações de bombeiros voluntários, que acabam de receber terminais Motorola V400p, especialmente adaptados à função e com os quais a TMN lança o serviço.

Estes terminais são em tudo semelhantes aos outros mas têm uma tecla e um software específico que permitem falar para vários destinatários em simultâneo. Como em qualquer outro equipamento do género, as comunicações são estabelecidas automaticamente pelo simples premir de um botão.

A diferença está em que a ligação se faz através da rede GSM/GPRS, mas sem necessidade de marcar um número. «Porque esta rede tem uma cobertura próxima de 100% da população portuguesa, a fiabilidade do sistema garante um alcance territorial notável», sublinha a TN, acrescentando que «como pode funcionar também em roaming, a cobertura é praticamente global».

As chamadas são de um para um ou de um para vários, mas apenas uma pessoa pode falar de cada vez, tal como acontece com os «walkie-talkies» convencionais. O grupo de pessoas a contactar pode ser pré-definido ou criado no momento.

O Motorola V400p pesa apenas 133 g e tem uma autonomia de seis horas em conversação e até 285 horas em standby).

Este terminal é um quadribanda que contempla alta-voz e vem equipado com câmara fotográfica integrada e ecrã TFT de 65 mil cores.