Bookshop – Nasce a biblioteca digital da EU

Os arquivos do Serviço das Publicações constituem há muito tempo um verdadeiro manancial de história europeia. Publicações como a alocução proferida por Jean Monnet, Presidente da Alta Autoridade, perante a Assembleia Comum por ocasião da primeira sessão de Setembro de 1952 , ou o relatório geral sobre as actividades da Comunidade publicado em francês desde 1953 podem, de novo, ver a luz virtual do dia através da biblioteca digital do Serviço das Publicações. Quotidianamente, novas publicações vêm juntar‑se‑lhes. Segundo Leonard Orban, Comissário responsável pelo Multilinguismo, «A biblioteca digital liberta a memória da União Europeia presa ao papel desde o seu início. Os milhões de páginas agora acessíveis a todos nas 23 línguas oficiais demonstram o empenhamento constante da União Europeia em preservar e promover a história da União na sua diversidade linguística.»
A biblioteca digital do Serviço das Publicações constituiu uma resposta a uma procura crescente de digitalização de publicações esgotadas. Em 2007, o Serviço das Publicações lançou um serviço PDF a pedido, mediante o qual os utilizadores podiam, segundo as suas necessidades, pedir a recuperação de publicações arquivadas e a sua digitalização. A procura foi tão grande que, em seis meses, o serviço estava saturado. Para melhor servir os utilizadores, decidiu‑se digitalizar os volumes mais consideráveis de todo o arquivo.
O resultado – menos de dois anos depois – é uma biblioteca electrónica de mais de 14 milhões de páginas em formato PDF, optimizado para a Web, postas gratuitamente à disposição do público. Constituem esta biblioteca 12 milhões de páginas de publicações históricas digitalizadas e cerca de 2 milhões de páginas de publicações recentes. Ao ritmo de 1600 novas publicações por ano, a EU Bookshop é uma fonte preciosa de informação em aproximadamente 50 línguas para cidadãos, jornalistas, profissionais da educação, estudantes, bibliotecários, editores e todos aqueles que se interessam pela Europa, oferecendo também a possibilidade de encomendar exemplares impressos.
O conteúdo da EU Bookshop vai igualmente tornar‑se acessível através de Europeana, um projecto de digitalização de grande número de importantes bibliotecas e arquivos nacionais europeus. A EU Bookshop completará, assim, as colecções nacionais de Europeana do ponto de vista das instituições da UE.
Em poucas palavras
Tendo em conta o calendário do projecto e a qualidade dos resultados, a biblioteca digital do Serviço das Publicações constitui um dos mais ambiciosos projectos deste tipo no mundo:
-
O total das publicações disponíveis na EU Bookshop é superior a 110 000.
-
Entre Fevereiro de 2008 e Setembro de 2009, foram digitalizadas 12 milhões de páginas.
-
A biblioteca digital representa mais de 370 autores institucionais da UE.
-
Nela estão representadas cerca de 50 línguas: todas as línguas oficiais da UE e, por exemplo, o russo e o chinês.
-
Nos períodos de maior intensidade de produção, foram digitalizadas 1,4 milhões de páginas por mês.
O evento
16 de Outubro: 15:30 ‑ 17:30: Feira do Livro de Frankfurt, Hall 6.2 do Auditório do Centro de Imprensa, Messegelände, Ludwig‑Erhard‑Anlage 1, 60327 Frankfurt.
Oradores:
-
Leonard Orban, Comissário da UE responsável pelo Multilinguismo
-
Claudia Lux, Presidente da Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecários 2007‑09 (IFLA) e Directora‑Geral da Fundação da Biblioteca Central e Regional de Berlim
As fontes:
EU Bookshop:
www.bookshop.europa.eu
Serviço das Publicações da União Europeia:
www.publications.europa.eu
Sítio Web do Comissário Orban:
http://ec.europa.eu/commission_barroso/orban/index_en.htm
Feira do Livro de Frankfurt: Stand do Serviço das Publicações, Hall 8.0 M905
www.buchmesse.de
Europeana