Brasil tem 57 milhões de telemóveis
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Brasil revwelou que, no final de Agosto, existiam 57 milhões de assinantes de telemóveis no país. A Vivo, joint-venture entre a Portugal Telecom e a Telefónica, possui actualmente 41% daquele mercado e conta 23,5 milhões de clientes.
A Anatel revelou ainda que, só em Agosto, aderiram aos telemóveis mais 1,7 milhões de pessoas, o que representa que por cada 100 pessoas quase 32 têm um telemóvel. Este ritmo confirma o lugar do Brasil entre os mercados que mais crescem no mundo, ao lado da China, Rússia e Índia: o mercado chinês somou 30,6 milhões de utilizadores apenas nos primeiro quatro meses do ano; a Rússia acrescentou 3,1 milhões de clientes em Agosto e totaliza 60,6 milhões; e a Índia atraiu 1,66 milhões de novos clientes em Agosto, totalizando 41,6 milhões (não obstante, corresponde apenas a 4% da população indiana).
Entretanto, as previsões da Anatel apontam para que, até Dezembro, estejam em operação no Brasil 69,8 milhões de telemóveis. Só nos oito primeiros meses de 2004, o mercado mercado aumentou 104% com mais 10,6 milhões de telemóveis, o que representa um aumento de 92,57% em relação a todo o ano de 2003. Caso se confirmem as previsões de aumento do número de telemóveis, o Brasil passa a ser o quarto país do mundo com mais aparelhos, depois da China, Estados Unidos e Japão.
A tecnologia TDMA, utilizada pela Vivo, lidera o mercado com 23,8 milhões de telemóveis, seguida da CDMA com 16,4 milhões e da GSM com 16,3 milhões de aparelhos. A Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Hemisfério Sul e a 10ª maior no ranking mundial.