Bruxelas investiga roaming
Os operadores de telefonia móvel da União Europeia estão a ser inquiridos no âmbito de uma investigação sobre os custos do roaming internacional, de que resultam preços altos praticados junto dos utilizadores de telemóvel nos Estados-membros.
A iniciativa, com o apoio da Comissão Europeia, foi anunciada pelo European Regulators Group (ERG), que congrega as autoridades reguladoras das comunicações de cada país.
«Eu tenho a consciência, quer como responsável pelas políticas quer como consumidora, do impacto que os altos preços do roaming têm nos cidadãos europeus e na concorrência da nossa indústria. Seja quando viajamos em trabalho seja quando viajamos em lazer, muitos de nós já tiveram uma desagradável surpresa ao receber a factura”, apontou a comissária para a Sociedade da Informação e Média. Viviane Redingdisse esperar que esta iniciativa do ERG ajude a identificar os problemas persistentes em termos de concorrência nos 25 Estados-membros e a resolvê-los rapidamente.
A recolha integrada de informação junto das autoridades reguladoras fornecerá dados que poderão resultar em legislação a impôr na EU e, possivelmente, numa baixa de preços para o consumidor.
Em paralelo, estão a decorrer investigações anti-trust e, nesse âmbito, a CE já advertiu dois operadores britânicos que praticavam o abuso de posição dominante no sector.