Segundo o Finantial Times problemas com o software e a necessidade de efectuar ajustes no equipamento de modo a reflectir as mudanças dos standards internacionais obrigaram a NTT DoCoMo a adiar o lançamento dos seus serviços 3G, que chegaram a estar previstos para iniciar a exploração na região de Tóquio em Maio.
O lançamento comercial em larga escala da 3G da NTT DoCoMo não deverá, por conseguinte, ser iniciado antes de Outubro, devendo o serviço ser iniciado a nível experimental durante o Verão.
O serviço 3G da DoCoMo vai permitir aos utilizadores descarregarem músicas e enviarem fotos através dos seus terminais e a qualidade do som será, supostamente, tão boa como a das redes fixas terrestres.
O tarifário das chamadas de voz deverá ser equivalente aos actuais enquanto o valor cobrado pela descarga de video corresponderá a 1.8 vezes o valor da tarifa por voz.
A rede 3G da NTT DoCoMo deverá custar cerca de oito biliões de dólares e terá capacidade para suportar 15 milhões de utilizadores já em 2004.