Skip to main content

Bulgária testou Tetra

A Bulgária realizou esta semana a primeira chamada na sua rede Tetra, a única que existe nos Balcãs e que está ao serviço da polícia aduaneira daquele país.

A primeira chamada foi efectuada entre o primeiro-ministro e ministro da Economia, Nikolay Vassilev, e o coronel Valery Grigorov, director nacional da Polícia Aduaneira, inaugurando o sistema Tetra, na presença do presidente búlgaro, Georgi Parvanov, e da sua homóloga finlandesa, Tarja Halonen, que estava de visita àquele país dos Balcãs.

O sistema Tetra utiliza um sistema padrão aprovado pelo ETSI e adoptado pela União Europeia para as redes digitais móveis fechadas, e que servem as necessidades de organizações de interesse público mais vocacionadas para o sector da segurança (polícia, emergências, protecção civil, serviços de segurança) e administração pública (parlamento, presidência e governo).

Consegue garantir a segurança na transferência de informação classificada, através da encriptação das ligações e aumenta a eficácia e coordenação dos diferentes serviços e ministérios em situações de crise, iminente ou real, ou em casos de desastres naturais mantendo, caso seja necessário, ligações a redes virtuais num só ambiente de comunicações.

Aliás, foi a União Europeia, através do progama PHARE, quem financiou a instalação do primeiro sistema Tetra nos Balcãs, mais propriamente na Bulgária e nos serviços aduaneiros, para garantir um melhor controlo das fronteiras limites da União Europeia num futuro muito próximo. A Nokia anunciou ainda que a instalação da rede foi conseguida em tempo recorde, uma vez que o contrato de adjudicação da infra-estrutura só ficou definido no final de 2002, isto é, há cerca de três meses.