Cabir do Symbian já tem «cura»

A F-Secure disponibilizou uma arma contra o primeiro vírus dos telemóveis.

O Cabir foi detectado recentemente em Singapura e relatórios recebidos pela F-Secure indicam que possa ter atingido também as Filipinas. Perante isto, «criámos uma ferramenta para a remoção do worm dos terminais infectados», revelou Mikko Hypponen, executivo da F-Secure, no site da empresa.

O arquivo f-cabir.zip (ftp://ftp.f-secure.com/anti-virus/tools/f-cabir.zip) disponível no servidor de arquivos da empresa contém a ferramenta numa pasta de instruções para instalação no formato TXT. Conforme o comunicado da empresa, após a sua descompactação, o utilizador deverá copiar o arquivo F-Cabir.SIS para o telemóvel infectado.

Caso o worm tenha bloqueado a comunicação bluetooth para o terminal, poderá ser usada uma ligação do tipo infra-vermelho ou USB, dependendo das características. Em seguida, o aplicativo de mensagens do telefone deverá ser aberto para que o arquivo F-Cabir.SIS seja seleccionado e instalado por meio do instalador do sistema Symbian.

Após sua instalação e execução, basta seleccionar a opção Scan. Caso o worm seja detectado, a ferramenta perguntará se o arquivo deve ser removido. No fim do processo de remoção, será necessário reiniciar o equipamento para bloquear algum processo iniciado pelo worm.

Detectado em Junho deste ano, o Cabir, considerado o primeiro worm a infectar telemóveis, não causa danos além do consumo excessivo de baterias ao procurar outros equipamentos com bluetooth.