Calypso apresenta o C1250i

Novo protótipo de telemóvel.

A Calypso Wireless prevê iniciar os testes de campo com revendedores de telemóveis nos EUA, Europa e América Latina, com os quais já assinou os respectivos contratos.

Os novos telemóveis, que tomaram dois anos de desenvolvimento, são do tipo «concha» e contemplam videoconferência, entre outras funcionalidades. Isto apesar do C1250i em protótipo ter já sido apresentado em 2003, numa altura em que o mercado não estava ainda preparado para este tipo de terminal e em que a tecnologia tinha ainda de ser desenvolvida.

Com a disseminação dos hotspots, prevê-se também o aumento da procura de formas alternativas de comunicação e a WLAN é vista como uma boa opção.

Nesse domínio, e enquanto o Nokia N91 previsto para este ano é um 3G WCDMA com conectividade Wi-Fi, a tecnologia ASNAP é tida como factor-chave nos terminais dual-mode para permitir aos operadores identificarem e autenticarem os utilizadores aquando das transferências de rede mediante a proximidade dos hotspots.

Ora, os direitos da ASNAP pertencem à Calypso, que a concebeu. E, se bem que a empresa possa licenciar a tecnologia a outras, o Calypso C1250i nunca deixará de ser o primeiro.

Refira-se que este terminal está dotado de uma bateria com autonomia de 4 horas em chamadas VoIP, auscultadores (Mini Stereo Jack) e cabo USB ActiveSync.