Skip to main content

Características e Funções Básicas dos Telemóveis

Informe-se sobre os aspectos mais simples dos terminais.
Características Básicas

Todos os telemóveis são constituídos por uma série de elementos, os quais influenciam a forma como são utilizados. Peso, dimensão, antena, autonomia, bateria e teclado são as características físicas que definem a facilidade de uso e a sua praticabilidade. Outra questão essencial é o preço, o qual varia conforme as qualidades do terminal. Regra a ter em atenção: quando mais recente for o modelo, mais leve e compacto será, mas também mais caro será.

  • Autonomia: indica o tempo em que é possível utilizar o telemóvel, após ter sido totalmente carregado. Pode ser dividida em duas vertentes, a autonomia de conversação (o tempo durante o qual é possível falar ao telefone) e a autonomia em espera (o período no qual o telemóvel pode estar ligado, sem estar a ser utilizado). O estado e qualidade das baterias é um factor essencial na autonomia.
  • Bateria: armazena a energia eléctrica necessária para o funcionamento do aparelho. Existem três tipos de baterias: NiCd (Níquel/Cádmio), NiMH (Hidreto Metálico de Níquel) e Li-ion (Iões de Lítio). Para saber mais sobre baterias clique aqui. Cada telemóvel traz consigo um carregador.
  • Peso: um valor superior a 200 gramas pode-se tornar um fardo para o utilizador. O peso deve ser medido tomando em conta a bateria.
  • Antena: capta e emite as transmissões de rádio. Pode ser interna ou externa e, caso se encontre no exterior do terminal, ser fixa ou telescópica.
  • Cartão SIM: é o elemento essencial de um telemóvel GSM. É necessário que este se encontre inserido dentro do terminal para que o telemóvel se possa ligar a uma rede GSM. O cartão SIM (Subscriber Identity Module) identifica o assinante do serviço móvel dentro da rede e armazena uma série de informações, como o número de telefone pessoal, a facturação, etc. Pode também ser usado para guardar mensagens SMS e outros números de telefone. É também o responsável por todas as funções de segurança, ao controlar o acesso através do PIN e de conter o código necessário para se ter acesso à rede GSM.
  • Existem ainda toda uma série de acessórios disponíveis: bolsas de protecção, carregadores para isqueiros de carros, "kits" de mãos livres, cabos de ligação a computadores, teclados para escrita de mensagens SMS, etc.
Funções dos Telemóveis

Dependendo das marcas e modelos, existem várias funções dentro de um terminal. Em alguns casos, elas apenas se encontram acessíveis caso a operadora as autorize dentro da sua rede. Enumerar todas as funções existentes seria uma tarefa gigantesca, mas as mais importantes são:

  • Bloqueio de teclado: evita que um toque não-intencional active o aparelho ou, pior ainda, faça uma chamada sem o utilizador se dar conta. Existem telemóveis que se bloqueiam automaticamente após algum tempo, outros em que é necessário carregar uma combinação de teclas e, finalmente, modelos nos quais apenas basta cobrir o teclado com a tampa.
  • Código PIN: número de identificação pessoal constituído por quatro ou mais algarismos que funciona como código de acesso. Impede o uso do cartão SIM em caso de furto ou de utilizadores não autorizados. No caso de se introduzir o PIN errado três vezes, é necessário recorrer a um outro código, o PUK, para se poder utilizar o telemóvel.
  • Marcação Rápida: permite, ao se pressionar uma ou duas teclas, marcar automaticamente um número pré-definido.
  • Toque por vibração: ao invés de utilizar um sinal sonoro para assinalar que o telefone está a tocar, o terminal vibra, não fazendo barulho.
  • T9: esta função também é chamada de escrita inteligente de mensagens. O terminal encontra-se equipado com software que, enquanto se vai escrevendo mensagens SMS ou email, detecta qual a palavra que estamos a querer introduzir, bastando apenas um toque em cada tecla.
  • Repetição dos últimos números marcados/recebidos: ao tocar-se numa tecla aparecem os números recentemente recebidos ou marcados.
  • Controle de Som: permite ajustar o volume do som de uma chamada.
  • Reconhecimento vocal: ao pronunciar-se um número ou um nome anteriormente memorizado junto do microfone, o terminal marca automaticamente esse número.
  • Aviso de chamada em espera: quando o receptor está a utilizar o telefone, esta função indica-lhe se uma terceira pessoa o está a tentar contactar, podendo atender essa chamada simultaneamente.
  • Teclas programáveis: dão acesso rápido a funções que sejam utilizadas com muita frequência pelo utilizador do terminal.
  • Renvio de chamadas: pode-se dar um número alternativo para o qual são reencaminhadas todas as chamadas recebidas caso o telemóvel que se pretendia alcançar não esteja disponível.
  • Outros: algumas das funções mais comuns que podem ser encontradas nos telemóveis incluem Jogos, Calculadora, Alarme, Agenda, etc.