Carregar o telemóvel através do calor do corpo

Desenhado para diminuir o consumo excessivo de energia e descartar a utilização de cabos, o E-Cu foi desenvolvido por Patrick Hyland, designer londrino.
O telefone contém, na parte de trás, um painel de cobre que alimenta um termogerador, escondido debaixo da cobertura, através da energia térmica. O calor gerado pela mão, ou mesmo dentro do bolso, permite alimentar a bateria.
A Nokia já havia demonstrado interesse em sistemas de carregamento alternativos, tendo inclusive patenteado uma forma de recarregar telemóveis através do movimento, semelhante a métodos já existentes em alguns relógios mecânicos.
Outras empresas têm explorado com a mesma finalidade tecnologias verdes ainda em fase de desenvolvimento. A Samsung lançou o dispositivo Blue Earth, um smartphone amigo do ambiente, feito de plástico reciclado e com painéis solares na parte de trás.
Em Julho a Nokia apresentou ainda um outro conceito, que recorre à energia cinética para erguer fisicamente o dispositivo na recepção de chamadas, mensagens ou e-mails, alertando assim os utilizadores.
Todos os anos o carregamento de telemóveis é responsável por gerar 13,6 milhões de toneladas em emissões de gás de estufa. Caso se torne realidade, estes conceitos permitirão diminuir tanto a quantidade de energia necessária para operar os carregadores bem como a energia que o dispositivo consome por estar ligado o dia inteiro.
*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***
Telemoveis.com on Facebook
|
![]() |