Carris Net Bus – 30 Novos Autocarros

Veículos equipados com internet grátis

Partilhar A CARRIS apresenta, hoje, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca, 30 novos autocarros articulados, que vão entrar ao serviço dos Clientes em 2010.

Estes autocarros estão equipados com o serviço CARRIS Net Bus, fruto de uma parceria estabelecida entre a CARRIS e a TMN.

O Net BUS permite o livre acesso à internet, a partir do computador ou telemóvel. Este serviço estará disponível na carreira 36, que faz a ligação entre o Cais do Sodré e Odivelas e na carreira 745, entre Santa Apolónia e o Prior Velho.

Estes autocarros oferecem, ainda, aos Clientes elevados padrões de conforto – ar condicionado, piso rebaixado, rampa de acesso para cadeira de rodas, indicadores de destino electrónicos, com tecnologia LED com iluminação multicolor, de acordo com a cor da zona onde a carreira opera, mas, também, elevados níveis de segurança decorrentes do facto de todos estarem equipados com sistemas de vídeo-vigilância.

A aquisição destes 30 autocarros representa um investimento de 11 milhões de euros.

A CARRIS é, hoje, uma empresa que dispõe de uma das frotas mais modernas a nível europeu.

A renovação continuada e sustentada da frota de autocarros tem sido essencial para alcançar elevados padrões de qualidade da oferta e, deste modo, ganhar novos Clientes para o transporte público, como, aliás, tem acontecido desde 2007.

Por outro lado, só com uma frota renovada a CARRIS poderá dar um contributo relevante para uma Cidade mais sustentável, isto é, para que Lisboa seja uma Cidade com melhor ambiente.

Uma frota mais amiga do ambiente permite a redução das emissões de gases nocivos e de ruído, o que contribui para a melhoria da qualidade da vida urbana.

A renovação da frota permite, ainda e, não menos importante, diminuir os custos de manutenção, como tem acontecido e, consequentemente, contribuir para melhorar o resultado operacional, isto é, melhorar o desempenho económico e financeiro da empresa.

Também no mês da Mobilidade, a CARRIS promoverá várias iniciativas no âmbito da melhoria progressiva da Acessibilidade, com o objectivo de dar aos seus Clientes a possibilidade de conhecerem e utilizarem a sua rede nas melhores condições. Assim, a CARRIS procederá à aplicação de uma placa com leitura Braille nas 1.900 paragens da Cidade e com caracteres em relevo para cidadãos invisuais e com baixa visão com a informação do código SMS ao minuto CARRIS.

Esta informação permitirá, aos Clientes com necessidades especiais, a consulta dos tempos de espera dos veículos nas paragens através do seu telemóvel. Serão, ainda, disponibilizados Cd’s com a descrição áudio do percurso de carreiras acessíveis, preparadas para o transporte de passageiros de mobilidade reduzida, dando a indicação das paragens e respectivos interfaces. O site da CARRIS, também, vai estar disponível segundo as normas de acessibilidade em vigor, garantindo a acessibilidade dos conteúdos Web a pessoas com necessidades especiais, facilitando a todos as novas tecnologias de acesso. A estrutura do site foi particularmente cuidada, permitindo a todos os utilizadores tirarem o máximo partido das tecnologias de leitura de ecrã, audição de conteúdos e estruturação dos mesmos.

A partir de Setembro, a CARRIS disponibilizará, também, aos seus clientes mapas de consulta rápida (Spider Maps). As zonas escolhidas para início do projecto são: Marquês de Pombal, Belém (Jerónimos) e Rossio/Praça da Figueira. Esta peça será aplicada nas paragens CARRIS destas zonas. Desta forma será possível para os Clientes que se encontrarem nestas zonas saberem quais as carreiras da CARRIS que realizam serviço nessas zonas, qual o seu percurso e destinos.


Cristina Brites – Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!