Cartão SIM funciona como servidor web

Quando é que um telefone não é um telefone? Quando é um servidor web.

Investigadores dos laboratórios da Microsoft em Cambdridge conseguiram conceber um minúsculo servidor Web incorporado no cartão SIM de um telemóvel GSM.

O dispositivo, chamado WebCamSIM baseia-se na plataforma MS Smart Card e permite que um celular convencional envie texto para computadores através da internet. As mensagens são enviadas através de um gateway SMS, que as converte num formato capaz de circular pela internet.

A possibilidade é extremamente útil para a de implementação de sistemas de pagamento. Porém, vários problemas subsistem tanto por a vulnerabilidade do sistema depender das infraestruturas particulares dos operadores quer pela limitação de 160 caracteres no tamanho das mensagens SMS.

Adicionalmente, é preciso reter que os telefones típicos têm limitações de memória na ordem dos 64K, a que acresce a nível da segurança a debilidade da encriptação a 40 bits das redes GSM.

Este passo, no entanto, foi importante tendo em vista o futuro. As redes futuras de UMTS deverão suportar a encriptação a 128 bits, correntemente já empregue no http.