Skip to main content

CeBIT 2001. Ponto de encontro da indústria de telecomunicações

Oito mil expositores, repartidos por 422 mil metros quadros de área coberta, vão mostrar entre 22 e 28 de Março, em Hannover, o que de melhor têm para oferecer no domínio das telecomunicações.

Centro de Convenções onde decorre a CeBIT Mais de oito mil expositores provenientes de sessenta países, repartidos por cerca de 422 mil metros quadros de área coberta, vão mostrar entre 22 e 28 de Março, em Hannover, na Alemanha, tudo o que de melhor têm para oferecer no domínio das telecomunicações.

Com uma afluência de público superior a três centenas de milhar de visitantes, predominantemente profissionais, que se deslocam expressamente do estrangeiro para estar presentes, trata-se, de há quinze anos a esta parte, do mais relevante evento internacional num domínio que abrange desde máquinas de fax a equipamento PBX; de serviços de navegação à telemática e aos telefones móveis.

Ano após ano, os fabricantes e congéneres reúnem-se em Hannover para se sentarem à mesa e entre umas salsichas blockwürst e copos de cerveja a granel, apresentam planos e novidades para o ano, fazem negócios e, como entendedores, dizem de sua justiça.

Internet móvel em grande plano este ano

Os pesos pesados dos telemóveis aproveitam a CeBIT como rampa de lançamento de novos modelos e tecnologias.

De facto, para a Nokia ou a Ericsson o ano de trabalho regula-se, em larga medida, de Março a Março, pela feira em Hannover. O que não invalida, naturalmente, que se guardem alguns cartuxos para queimar ao longo do ano – o ano passado, por exemplo, foi o caso do Nokia 3310, lançado inesperadamente no Verão. Afinal, convém manter o mercado animado…

Este ano promete não ser excepção à regra e a Ericsson, com dois stands de exibição em dois halls diferentes, unidos por uma tenda, e um staff em presença na ordem das seis centenas de funcionários, já prometeu usar a feira para se afirmar como líder da indústria da internet móvel.

Os serviços de press release da empresa sueca já lançaram os números do pasmo: quatro contentores e um TIR carregados de material, mais cinquenta quilómetros de cabo, 100 computadores e vasto número de ecrãs de plasma de 42 polegadas vão mostrar aos visitantes o que a empresa já faz no domínio do GPRS, Edge e WCDMA.

“No stand dos produtos de consumo final os visitantes poderão ver como as diversas aplicações estão estruturadas , incluindo demonstrações de como são utilizadas, como por exemplo transferências bancárias por telefone… As pessoas vão poder experimentar o que as tecnologias podem de facto fazer por elas, e testemunhar em primeira mão que a a internet móvel não é só conversa”, declararam os responsáveis da Ericsson em entrevista à Contact.

No princípio chamavam-lhe exposição de “material de escritório”

As origens da CeBIT remontam há mais de meio século atrás, a 1947, mais concretamente, quando a empresa promotora, a Deutsch Messe, foi constituída. Durante a década de 50 a feira deu os seus primeiros passos integrada na Feira Industrial de Hannover, como exposição industrial de “material de escritório”.

No início da década de 70, a Messe compreendeu a necessidade de autonomizar o evento, que alargou instalações e mudou então a designação para “CeBIT – Center for Office and Information Technology”. Com o despontar da década de 80 a CeBIT continuou em crescendo, ocupando o sector das “Tecnologias da Informação” o segundo lugar em número de expositor no seio da Feira de Hannover, em que continuou integrada.

No entanto, e com centenas de expositores deixados de fora por pura falta de espaço, a total independentização do acontecimento acabou por se impôr. Assim sendo, em 1986 teve lugar a CeBIT “Premier” – primeira exposição plenamente autonomizada.

Desde então, já lá vão 15 anos, a CeBIT tem tido anualmente lugar, sempre no mês Março.

Projecção mundial

A importância da categoria “Telecomunicações”, por sua vez, não tem parado de aumentar. Na CeBIT 1986, 190 expositores enquadravam-se na nomenclatura, este ano o número ascenderá a mil e cem, ocupando cerca de um quarto da área de exposição.

O sucesso da CeBIT compeliu os organizadores a realizar eventos similares fora da Alemanha. Foi o caso da CeBIT Asia, na China, do eventos “Blisim” e “AEF Tecnologie and broadcast”, nos próximo meses de Setembro e Outubro em Istambul, na Turquia e do “Now 2001”, a decorrer em Maio em Sydney na Austrália.

A partir deste Outono, também, vai tornar-se anual a CeBIT Asia, em Xangai, China – estando em curso a construção de uma área de exposições de 230 mil metros quadrados.

A CeBIT de Hannover já conhece agendada para os próximos quatro cinco anos: 20 de Março de 2002, 19 de Março de 2003, 24 de Março de 2004 e 1 de Março de 2005.

Notícias relacionadas na nossa: Secção Cebit