CeBIT fecha com balanço positivo
- Pedro Matos Trigo
- 19/03/2006
- Internet, Tecnologia
As previsões de crescimento no sector das TIS contribuíram para um ambiente positivo mesmo antes do início do certame, ambiente este que ainda melhorou durante a CeBIT e que “conduziu a contratos milionários”, de acordo com informações avançadas pela organização.
Depois de anos de retracção, foi particularmente notório o investimento das pequenas e médias empresas. Os 6.262 expositores, dos quais mais de 3.300 de fora da Alemanha, receberam um presente de aniversário especial da CeBIT que comemorou os seus 20 anos, pois conseguiram aumentar o número de contratos fechados em cerca de 20%.
De Portugal, estiveram representadas nove empresas, com uma área de exposição total de aproximadamente 250 metros quadrados: a Aveidigital, Enena/Ekon Distribution, Grupo AG, Info Portugal, Iportal Mais, Josscom, Mactek, MNI – Médicos na Internet e NewVision.
Portugal voltou assim a ter uma representação mais acentuada, depois da fraca presença nacional na CeBIT nos últimos anos, particularmente notada a partir de 2003, quando deixou de haver no certame o Pavilhão de Portugal, apoiado pelo ICEP.
Também do ponto de vista dos visitantes, a CeBIT confirmou a sua posição de líder face a outras feiras de referência no sector: cerca de 450.000 visitantes, dos quais um terço de fora da Alemanha. É ainda de destacar que cerca de 85% dos visitantes são profissionais do sector.
A América registou o maior crescimento em número de visitantes, respectivamente com mais 28% oriundos da América do Norte e 38% da América Central e do Sul.
Ao nível dos países europeus, verificou-se um crescimento dos visitantes da Áustria, França e Suécia, sendo o Reino Unido o mais representados, com 189 empresas.
Segundo Harald Stöber, membro do Conselho de Administração da BITKOM (Associação Alemã para a Informação, Tecnologia, Telecomunicações e New Media), “o bom ambiente na feira era evidente. Todos os sectores tinham imensas novidades para apresentar, o que deu à feira um forte impulso”.
Novidades apresentadas
Entre as novidades tecnológicas apresentadas, sobressaíram as soluções de TV em suportes móveis, quer em DVB-H quer em DMB, o acelerador de UMTS HSDPA, a integração de telefone, televisão e Internet (Triple Play).
Outros pontos de interesse foram os novos equipamentos “Ultra Mobile PC”, com uma dimensão entre um PDA e um Tablet-PC, ou os novos receptores de GPS.
Para os adeptos do futebol, e com a aproximação do Mundial 2006, mereceu especial atenção o sector da televisão de alta definição.
Refira-se, ainda, que o evento “digital living”, que se realizou pela primeira vez na CeBIT, foi um dos pontos altos do certame ao receber cerca de 150.000 visitantes que procuraram informar-se sobre as mais recentes tendências na electrónica de consumo e home entertainment.
Entretanto, a Comissão Europeia aproveitou a ocasião para iniciar um debate público sobre as oportunidades e os riscos de RFID (Radio Frequency IDentification) para a política, a sociedade e a indústria.