CES 2015. Bosch destaca tecnologia automóvel desenvolvida em Braga

A unidade bracarense da Bosch estará presente na feira tecnológica internacional que arranca hoje em Las Vegas, nos EUA

 

 

*Artigo publicado também no iOnline


Presente em Braga desde 1990, a Bosch celebra este ano o seu 25º aniversário na cidade, onde começou por produzir autorrádios para a Blaupunkt. Aquela unidade entretanto expandiu a sua actuação para outras áreas do sector automóvel e actualmente é responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta para a indústria.

[relacionadas_esquerda]Durante a Consumer Electronics Show 2015 (CES), que vai decorrer até ao dia 9 de Janeiro, a Bosch irá exibir algumas novidades desenvolvidas pela sua equipa portuguesa, incluindo tecnologias como o NissanConnect, o Combiner Head Up Display desenvolvido para a BMW ou os ecrãs criados para a Audi TT, livremente programáveis.


Head Up Display

Produzido para a BMW, esta tecnologia substitui os monitores convencionais e permite projectar informações sobre instrumentos, navegação e multimédia para o campo de visão do condutor. O Head Up Display recorre a um pequeno ecrã de plástico, colocado debaixo do pára-brisas, onde cria a sensação de se fundir com a paisagem exterior do automóvel.


Sistema de instrumentação do Audi TT

Outro dos destaques desenvolvidos em Braga em exibição na CES, esta tecnologia consiste num ecrã que funciona como uma alternativa ao Head Up Display, disponibilizando todas as informações relativas a instrumentos, navegação e multimédia no campo de visão do condutor. A Audi descreve o conceito como sendo um “cockpit virtual”.


NissanConnect

Este é um sistema multimédia que combina informação e entretenimento mantendo os veículos conectados à internet enquanto circulam nas estradas. O NissanConnect inclui um ecrã de 7 polegadas, sensível ao toque, além de funcionalidades que incluem, entre outras:

• Google+ Local Search
• Send-a-car
• Um sistema de mãos-livres (Bluetooth) que também permite ouvir música via streaming


Internet no automóvel

Actualmente o grande foco desta indústria é a relação da internet com o sector automóvel – uma área em que a divisão de Braga se encontra fortemente envolvida.

« A divisão Car Multimedia da Bosch, cuja principal fábrica europeia está localizada em Braga, tem vindo a criar produtos inovadores que garantem a interligação que os consumidores procuram, trazendo a Internet para dentro dos automóveis sem a ajuda de telemóveis », explica a empresa.

Esta relação entre as duas áreas resulta na circulação de uma maior quantidade de informações, o que se traduz num maior trabalho para tentar minimizar potenciais distracções aos condutores. Para tornar isto possível, existe uma reinvenção tecnológica de certas áreas do automóvel, como o pára-brisas.

« O pára-brisas vai tornar-se no principal display no interior dos automóveis, trazendo informações sobre a condução e sobre o que se passa à volta para o campo de visão do condutor », diz a Bosch em comunicado.

A empresa também crê que os instrumentos livremente programáveis também passarão a substituir os instrumentos mecânicos, com ponteiros, e passarão a exibir gráficos ou imagens de câmara. « Podem ainda ser programados individualmente à semelhança da personalização do perfil do utilizador criado no seu próprio computador ».