Chegou o SonyEricsson 3G
O telemóvel Z1010 da SonyEricsson, dual mode, isto é, funciona em redes UMTS e GSM/GPRS, é o primeiro a incorporar duas câmaras digitais: uma especificamente para fotografia e funcionalidades multimédia, como MMS ou simples apoio a correio electrónico; a segunda exclusivamente para tratamento de vídeo e sobre a qual estará assente toda a filosofia inerente à terceira geração móvel. Assim, e beneficiando igualmente de dois ecrãs, o utilizador do Z1010 poderá estar a filmar-se a si próprio e ver a imagem à sua frente.
Outra das possibilidade é a utilização dos famosos suportes de memória da Sony, Memory Stick, que permitem transferir ficheiros de vídeo de forma fácil e eficaz do telefone e para o mesmo.
Depois de realizados os testes à interoperabilidade do terminal, que poderão decorrer no segundo trimestre deste ano, a SonyEricsson diz-se disponível para começar a fornecer terminais aos operadores logo no início da segunda metade deste ano. Aliás, a empresa já está desde Setembro de 2002 a enviar terminais para alguns operadores seleccionados.
“Estamos a apresentar este produto agora para dar apoio ao lançamento dos programas comerciais dos operadores com licenças UMTS. O ano de 2003 deverá ser aquele em que a indústria terá de se concentrar na interoperabilidade e padronização da tecnologia, para que possam ser avançados serviços e aplicações de 3G atractivas para os clientes”, explicou Jan Wäreby, vice-presidente executivo da SonyEricsson e director do departamento de vendas e marketing.
Uma dúvida, no entanto, pode ficar. Por que razão foi apelidado o modelo de Z1010? É sabido que a designação Z nos modelos de telemóvel era usada pela japonesa Sony. Terá sido este terminal fruto de mais suor nipónico do que sueco? O caso não é novo, se pensarmos na designação do T66, T68 e do T600, marcadamente de designação europeia e na linha do que a Ericsson vinha a produzir.