China «ameaça» Coreia com 3G

A Coreia do Sul é a líder mundial em termos de terceira geração móvel mas a China está perigosamente no seu encalço.

A China é o líder mundial da telefonia móvel com mais de 300 milhões de subscritores. E o potencial é enorme pois a taxa de penetração encontra-se ainda nos 20,9%.

O país está ainda a testar as tecnologias da 3G (W-CDMA, CDMA2000 1xEV-DO e TD-SCDMA) e regista alguns atrasos no seu lançamento. Mas, se este acontecesse agora, a China facilmente ultrapassaria a Coreia, de acordo com os analistas.

Assim, são os coreanos que mantêm a liderança em termos de terceira geração móvel, pois cifram-se em 7,3 milhões os utilizadores que tiram partido de filmes e programas de televisão via telemóvel.

A Coreia avançou em 2002 com a tecnologia CDMA2000 1xEV-DO e o governo de Seul tem vindo a investir também na norma W-CDMA e em tecnologias proprietárias denominadas Wi-Bro e WIPI. A primeira é uma tecnologia de Internet sem fios que usa a banda dos 2,3 GHz e o objectivo é estar a transmitir dados a um máximo de 50 Mbps em 2006. A WIPI é uma plataforma de conteúdos para telefones móveis.