Skip to main content

China Telecom bloqueia Skype

Operador VoIP tinha assinado acordo com a Tom Online.

A China Telecom, o maio operador chinês de rede fixa chinês, começou a bloquear o acesso ao serviço de telefonia via Internet da Skype, que ameaça representa uma ameaça para o negócio da empresa.

A informação foi revelada pela imprensa da China, poucos dias após a Skype ter anunciado a entrada no mercado chinês através da criação de uma empresa com o fornecedor chinês de acesso Internet Tom Online. As duas empresas são já parceiras desde Novembro do ano passado e uma primeira versão simplificada do software Skype conquistou já 3,4 milhões de utilizadores naquele país.

Ora, de acordo com a imprensa chinesa, a China Telecom começou a bloquear o acesso ao serviço na cidade de Shenzhen, no Sul do país, perto de Hong Kong. O operador, cujo serviço de acesso em banda larga à Internet também permite acesso ao Skype, estaria a planear o bloqueio desse acesso em toda a sua área nacional de cobertura.

Escudando-se no facto da lei apenas permitir que ela própria e a China Netcom (segundo operador fixo do país) possam realizar testes neste domínio, a China Telecom teria até ameaçado multar os utilizadores que tentem ultrapassar os obstáculos por si criados aos acessos Skype.