De acordo com o processo e o programa de estabelecimento da rede apresentado pela China Unicom, o serviço CDMA (2G) deverá estar a funcionar em Macau no mês de Outubro, revela uma nota divulgada pelo Gabinete de Comunicação Social.
A introdução de uma rede CDMA em Macau justifica-se pelo desenvolvimento da indústria do jogo, do turismo, das convenções e exposições, da organização de grandes eventos desportivos e de actividades culturais, prevendo-se, por isso, a deslocação a Macau de um grande número de turistas que usem este tipo de sistema.
Ao concurso de CDMA apresentaram-se a China Unicom, Vodatel Holdings, Companhia de Telecomunicações de Macau, SmarTone e Kong Seng Paging.
Em Macau, com um mercado dos telemóveis a registar uma subscrição de cerca de 95%, existem três empresas a explorar redes de telefones móveis – Companhia de Telecomunicações de Macau, Hutchison e SmarTone – todas com sistemas GSM. Até ao final do corrente ano está prevista também a concessão de uma rede de terceira geração móvel.