A venda foi decidida há duas semanas pelo grupo Opportunity, que controlava a gestão da empresa CVC/Opportunity Equity Partners, mas, entretanto, uma unidade do Citigroup, a Equity Investments, conseguiu remover a anterior gestão, noticiou hoje a agência AFX.
Depois de o grupo Opportunity ser afastado da gestão, o Citigroup pediu num tribunal que algumas decisões, entre elas a venda das participações na Telemig e na Tele Norte, fossem suspensas. Assim, e de acordo com a decisão judicial citada pela AFX, o processo fica congelado até quinta-feira, quando terá lugar uma audiência sobre esses casos.
O grupo Opportunity, accionista maioritário da Telemig Celular, anunciou a 7 de Março a venda de sua participação no operador do Estado de Minas Gerais, uma das regiões do Brasil onde a Vivo não tem cobertura, noticiou hoje a imprensa local.
A Vivo, joint-venture entre a Portugal Telecom e a Telefónica Móviles, é considerada a «principal interessada, porque, embora seja o maior operador móvel brasileiro, ainda não tem rede em Minas Gerais e o Estado é economicamente relevante», escreveu então o jornal «Gazeta Mercantil».
Em comunicado enviado à Bolsa de Valores de São Paulo, o grupo Oportunity afirmava que «iniciará um processo competitivo privado de alienação de participação accionista indirecta representativa de mais de 50% do capital social da Telemig Celular Participações e da Tele Norte Participações».
Além da Vivo, a mexicana Claro e a Brasil Telecom GSM são outras duas interessadas na aquisição da Telemig Celular.
Uma fonte da Portugal Telecom avançou ao jornal «Valor Económico» que a Brasilcel, controladora da Vivo, já apresentou propostas para aquisição da Telemig Celular, mas que foram recusadas pelo Opportunity. O jornal destaca que a Vivo deverá apresentar uma proposta de aquisição apenas para a Telemig Ceular, uma vez que já actua na região da Tele Norte, através do operador Norte Brasil Telecom (NBT).
A aquisição da Telemig Celular garantiria à Vivo cobertura própria no Estado de Minas Gerais, a terceira maior economia do Brasil, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para além de alargar sua cobertura no território brasileiro, analistas do mercado afirmam que a aquisição da Telemig Celular é a única alternativa para a Vivo em Minas Gerais.