Clientes rendem menos aos operadores

Fórum Telecom do DE.

O responsável pelo grupo de fabricantes de equipamentos de telecomunicações no fórum especializado na tecnologia móvel de terceira geração destacou que a recuperação do ARPU a partir de 2007 será devida ao crescimento do tráfego de dados sobre as redes móveis.

Bosco Fernandes indicou que, em Agosto, havia mais de 33 milhões de assinantes de 75 redes UMTS, estimando que o seu número possa estar já nos 50 milhões. E considerou que, para isso, contribuiu a disponibilidade no mercado de mais de 180 modelos de terminais 3G, com os mais recentes a apresentarem dimensões e duração de bateria semelhantes às dos terminais de segunda geração.

Bosco Fernandes antecipa uma integração de todas as redes a partir de 2012, com base no protocolo Internet (IP), com velocidades de transmissão que deverão exceder os 20 megabits por segundo e ir até mais de 100 Mbps. Na sua opinião, a tendência é para as comunicações móveis basearem-se cada vez mais em banda larga, sendo de prever a partir de 2008 a já falada tecnologia móvel «super 3G», baseada na versão 6 do protocolo Internet.