Clix e Novis estão em mais de 100 centrais
- Pedro Matos Trigo
- 12/08/2005
- Internet, Social Media, Tecnologia
De acordo com os últimos resultados comunicados ao mercado, a infra-estrutura que serve a Novis e o Clix conta com mais de 100 centrais PT desagregadas com transmissão e circuitos SHDSL, 70 das quais oferecendo já serviços baseados na tecnologia ADSL2+.
Entre estes, destacam-se os exclusivos acessos à Internet de nova geração, com velocidades até 16 Mbps, que colocam Portugal ao nível dos países mais avançados.
O investimento numa rede de nova geração constitui para a Sonaecom Fixo a base da sua nova estratégia. «Tirando partido da supremacia tecnológica da infra-estrutura própria, tanto o Clix (no segmento residencial) como a Novis (no mercado empresarial) lideram já a inovação em telecomunicações fixas em Portugal», refere a empresa, acrescentando que «na banda larga, por exemplo, a Sonaecom está já preparada para oferecer de forma massificada velocidades até 24 Mbps, devendo, no entanto, a evolução acompanhar a dinâmica do mercado».
Segundo Pedro Carlos, responsável pelo negócio fixo da Sonaecom, «até este momento, só em tecnologias de vanguarda (IP/MPLS, Gigabit Ethernet, SDH, SHDSL, ADSL2+, VoIP, fibra óptica..) efectuámos investimentos superiores a 100 Milhões de euros. Com este esforço queremos, já no final deste ano, estar em cerca de 130 centrais para que, no curto prazo, estejamos a levar os serviços mais avançados do Mundo a cerca 50% da população portuguesa e a 90% da população de Lisboa e Porto».
A rede própria da Sonaecom Fixo conta neste momento com mais de 5 mil quilómetros de backbone e com mais de 20 mil quilómetros de redes metropolitanas, num total de mais de 25 mil km de fibra óptica, que asseguram a cobertura de 95% do território nacional e garantem ainda duas ligações directas à maior rede mundial presente no nosso país – da France Telecom.