Skip to main content

Co-fundador do Apple Siri sai da Apple

Dag Kittlaus, co-fundador do Apple Siri, abandonou a Apple. Siri foi comprado pela Apple em Abril de 2010 e lançado com o Apple iPhone 4S.

Co-fundador do Apple Siri sai da AppleDag Kittlaus, um dos co-fundadores e criadores do Siri juntamente com Adam Cheyer e Tom Gruber, apoiados por Norman Winarsky, abandonou a Apple. O Siri foi comprado pela Apple em Abril de 2010 e o assistente pessoal com voz própria tornou-se numa das grandes novidades – exclusivas – do Apple iPhone 4S.

A notícia é avançada pelo All Things Digital, segundo o qual Dag Kittlaus, que também ocupava o lugar de CEO da Siri para a Apple, abandonou a empresa da maçã de forma a estar mais perto da família, descansar e ainda seguir outros projectos.

O Siri foi fundado em Dezembro de 2007 e, antes de ser comprado pela Apple em Abril de 2010, teria recebido apoios financeiros de outras empresas. O projecto Siri deveria, inicialmente, contar com versões para OS BlackBerry e Android – projectos que foram abandonados após a aquisição da Apple.

O Siri é considerado pela Apple como uma das grandes apostas da companhia em diferenciar-se da concorrência,  principalmente quando o concorrente mais directo (Google) tem software numa fase muito inicial, e a empresa Dexetra já criou o Iris, que também pode ser utilizado em plataformas Android.