A semana toda, em resumo
*Imagem: Flickr/Lujm92110
Chama-se Alphabet Inc. e é liderada por Larry Page. Já a Google passará a ser liderada por Sundar Pichai, actual responsável pelas divisões Chrome e Android. « Fizemos muitas coisas que na altura pareciam loucura. Muitas dessas loucuras têm agora mais de mil milhões de utilizadores, incluindo os Google Maps, Youtube, Chrome e Android. E não parámos por aí », garantem os co-fundadores da empresa numa postagem do blog oficial da empresa.
Segundo o Digital Music News, a empresa sueca poderá limitar os serviços a utilizadores não-pagantes. Sublinho a palavra-chave “potenciais”, uma vez que as fontes do DMN indicam que estão a ser consideradas alternativas que não descartem quem usa a versão gratuita do Spotify. O objectivo é claro: trazer mais utilizadores para o Spotify Premium.
O João Fonseca do Telemoveis.com sugere-lhe 5 aplicações Android para ver filmes no seu smartphone ou tablet. Depois conte-nos como foi a sua experiência de utilização.
A Cicret Bracelet pretende casar o melhor dos dois mundos: tal como se de um filme de ficção científica se tratasse, ela projecta um smartphone virtual no braço do seu utilizador. E sim, é possível interagir com ela. Temos um vídeo que a mostra em acção.
A Samsung também foi alvo de uma ‘leak’ significativa com detalhes sobre os próximos “gigantes” da empresa sul-coreana, que deverão ser anunciados esta semana. O Business Insider mostra-lhe imagens.
Imagem: Flickr/CCS Insight
Apesar do relativo sucesso do HTC One a empresa do Taiwan viu o valor das suas acções descer brutalmente. De facto, a descida foi tão funda que as reservas financeiras da empresa passaram a ser superiores ao seu valor comercial – ou seja, a empresa tem mais dinheiro do que aquilo que vale para o mercado. Uma posição ingrata para se estar, mas que não é estranha dentro do mercado mobile.
À semelhança do que acontecia com o modelo anterior, também para o OnePlus 2 são necessários convites. Se se estiver a perguntar por que motivo este telemóvel é tão popular entre os adeptos de smartphones, convido-o a espreitar aqui as suas especificações técnicas. Tudo por valores considerados generosos.
Refiro-me, claro está, aos rumores sobre o sucessor do(s) iPhone(s) 6(S). O PhoneArena fala-nos, inclusive, de um potencial iPhone 6C. A ver vamos.
Recentemente ultrapassou os 50 milhões de utilizadores. O número, contudo, ainda é pouco expressivo quando comparado com os mais de mil milhões de utilizadores do Android.
Vai passar a ser moderado com mais… convicção. A popular plataforma online vai passar a não tolerar conteúdos que considere racistas.
Imagem: Flickr/Austin Chod
A que saberá uma refeição preparada com vegetais cultivados no Espaço? Os membros da ISS (Estação Espacial Internacional) vão saber responder-lhe a isso, de acordo com a Gizmag.
Se vai conduzir use o cinto de segurança e não fale ao telemóvel. Convém é recordar-se disto ainda em Agosto, até porque a GNR vai andar especialmente atenta. Quem o diz é o Económico.
Fique a saber que a Supportview anunciou esta semana a coluna portátil Cambridge Audio G2 para o mercado português. Custa 129 euros, é portátil e vem repleta de opções: Bluetooth, NFC e suporte até quatro smartphones/tablets em simultâneo. « A música torna-se um elemento indispensável para que a diversão esteja sempre garantida ». Decida por si.
« Um surpreendente smartphone da fabricante Elephone », escreve o Telemoveis.com. E não é que rimou?
O nosso João Fonseca partilhou algumas dicas sobre Como Restaurar o iPhone. Se estiver a precisar, ou conhecer quem precise, já sabe.
Image: Flickr/Gordon Mel
Prepare-se para ouvir falar muito da Alphabet ao longo dos próximos tempos. Se ainda não sabe nada sobre a nova empresa-mãe da Google, fica a saber que o anúncio foi feito esta semana pelos co-fundadores da gigante norte-americana. Aparentemente apanhou muita gente de surpresa, nós incluídos.
O craque português Cristiano Ronaldo foi esta semana alvo de uma notícia no DN, mas não pelos motivos habituais: houve um Youtuber que se lembrou de ‘integrar’ o craque no universo de GTA: San Andreas e os resultados foram hilariantes. Há um vídeo e tudo.
Há quanto tempo é que não se deparava com esta icónica expressão? Segundo a Cláudia Bancaleiro, do Público, provavelmente não com a mesma frequência de há alguns anos atrás. A tendência, explica-nos, é a de usarmos expressões como “haha” ou um simples emoji. Que expressão usa com mais frequência?
Não foi necessariamente por estas palavras que o Observador nos chamou a atenção, mas foi através deste artigo que nos fala sobre os hábitos de pesquisa na Google (pelos portugueses). As conclusões são interessantes e podem servir para reflexão sobre os hábitos digitais nacionais.
Os últimos a chegarem às nossas mãos foram o BQ Aquaris M5 e o Powerbank TP-LINK PB50. Se estiver disposto a olhar um bocadinho mais para trás, contudo, convido-o a espreitar as nossas análises ao ao Wiko Bridge 4G.
O Tiago Souza do Update or Die decidiu reflectir sobre o seu pós-vida digital. « Se quiser deixar algum legado, há formas muito mais sofisticadas do que manter uma conta no Facebook ». Decida se a posição dele entra em conflito ou concordância com sua.
Imagem: Flickr/Jeremiah Owyang
Não pretendo ser eu a responder-lhe a essa questão, mas antes a deixá-lo reflectir sobre a mesma. Embora, como a Vanity Fair diz, por mais que a geração Millenial fale mal da aplicação, a verdade é que a continua a usar – e muito.
Sérgio Costa, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), recebeu o galardão no passado dia 10 de agosto em Vancouver (Canadá), no Encontro Anual da Academy of Management. O prestigiado prémio – Heizer Award 2015 – foi atribuído pela Academy of Managem ent. Que lhe sirva a si de motivação para o resto do dia.
Se estiver a pensar acampar, deixe-me sugerir-lhe o tablet ideal. Chama-se Latitude 12 Rugged Tablet e é produzido pela Dell. Suporta temperaturas severas, tem 12 horas de autonomia de bateria e foi feito para situações mais extremas. « Seja um socorrista ou um aventureiro a escalar um cume pela primeira vez, o Latitude 12 Rugged da Dell foi construído para o desempenho que estes precisam, quando precisam, sem se preocuparem com os obstáculos do seu ambiente ». Só espero que não seja preciso tanto.
Falo do (ainda) hipotético novo iPad mini que a Apple nos poderá ter reservado para breve. As suspeitas partiram do 9 To 5 Mac, que encontrou indícios sugestivos num local inesperado. Pode matar aqui a curiosidade.
Imagem: Flickr/ILounge Dot Com
Aproveito para lhe sugerir que conheça finalmemte os rostos por detrás da famosa Siri, a assistente virtual dos dispositivos da empresa da maçã. O trabalho vem do The Guardian, que para já foi extremamente bem-sucedido em responder à seguinte questão: que telefone usaria a Siri se fosse uma pessoa real? Acredito que não terei que lhe responder.
Que o digam o Facebook, a Google e o Twitter. Não, não falo propriamente de uma união entre as três gigantes tecnológicas, mas do reconhecimento de um objectivo comum – o da eliminação da pornografia infantil e de conteúdos relativos a abusos sexuais online. Conta-nos o nosso João Fonseca do Telemoveis.com.
Estarão elas a deixar-nos mais conectados, ou antes desconectados uns dos outros? Vale a pena revisitar o comentário que a nossa Rute Gil nos deixou no início deste Verão. Já o Paulo Rossas do Telemoveis.com, que é obrigado a conviver profissionalmente com estas plataformas, deixa-nos um apelo: tratem bem os gestores de redes sociais, por favor. Eu, pessoalmente, opto por um meio termo saudável.
Se é verdade que por enquanto ainda não existem informações muito detalhadas sobre a próxima plataforma da Microsoft, o prognóstico que o Pedro Simões da Pplware nos deixa hoje publicado serve, no mínimo, para nos aguçar a curiosidade. Ora veja.
Não, não sou eu quem lho vai mostrar como, mas antes o Ricardo Durand da Trendy, que desencantou um vídeo que mostra precisamente como tornar isto possível. « O resto parece magia », como diz o próprio. Sou obrigado a concordar.
Refiro-me à YouBeep, uma aplicação para Android e iOS que foi desenvolvida por uma jovem startup do Porto. A promessa? Fazê-lo perder ainda menos tempo em filas de espera em cadeias de retalho. Vale a pena espreitar, no Telemoveis.com.
Imagem: Xhockware/YouBeep
Como Agosto é sinónimo de férias para muita gente, e férias em Agosto muitas vezes se traduzem por “praia”, recordo-lhe que já começou o festival Sol na Caparica, precisamente na formosa Costa da Caparica – onde a sede do Telemoveis.com fica localizada. Se por sinal se aventurar pelo Festival, deixo-lhe o convite para nos dizer um “olá”.
A empresa anunciou ontem o seu novo topo-de-gama, que por sinal veio acompanhado pelo novo Samsung Galaxy S6 Edge+. E se o Note 5 permanece grande em proporções, há quem ache que os novos esforços da Samsung se estão a afastar daquilo que inicialmente diferenciou a empresa neste mercado. Decida por si.
A empresa finlandesa, que ainda deixa saudades a muita gente, encontra-se (não oficialmente, recordo) à procura de parceiros para produzir os seus futuros smartphones. Um desses parceiros poderá ser um velho conhecido da Apple, a chinesa Foxconn.
Apesar das condições facilitadoras que já vigoram desde 2010, ainda são muitas as dúvidas que persistem sobre este assunto. Da minha parte, deixo-lhe aqui o meu esforço em tentar trazer maior esclarecimento ao assunto. Um work in progress que espero que lhe seja útil.
Imagem: Flickr/Phiel Roeder
Apesar da igualdade de oportunidades ser uma questão transversal a várias áreas de negócio, e importante para as maiores empresas tecnológicas do mundo, uma análise recente às práticas de contratação da maior empresa tecnológica do planeta mostra que a Apple ainda está longe de atingir as metas por si idealizadas. O trabalho da Motherboard não se foca apenas em género, mas igualmente nas origens étnicas dos contratados. Vale a pena ler.
Um tribunal norte-americano acha que sim, e inclusive acusou um homem por ter clicado ‘gosto’ na fotografia de uma ex-namorada sua. O homem estaria, alegadamente, impedido de a contactar. O caso, divulgado pelo Ars Technica, está a servir para levantar algumas questões sérias sobre a fronteira real/digital. Para reflectir.
A séria acusação partiu de Hank Green, youtuber profissional, que se diz muito “frustrado” com a rede social de Mark Zuckerberg. Vale a pena conhecer os seus argumentos.
A opinião e o comentário de Paulo Ferreira, no Observador, chama a atenção para a relevância real que alguns dos assuntos mais mediáticos – online, na comunicação social e nas redes sociais – não têm, o que por sua vez deixa para plano secundário outros assuntos de maior relevância pública. Dá como exemplo o infame caso dos cartazes de campanha eleitoral: « (…) O notório caso dos cartazes de campanha eleitoral não o teria sido há uma década e agora também não o seria se não fosse o impacto das redes sociais. Pouco importa se o caso tem ou não substância política ». Concorda com ele?
Existem formas de o saber, e o nosso João Fonseca explica-lhe quais são.
Com o fim-de-semana já à porta, deixo uma sugestão de leitura que poderá colocar um sorriso na cara dos mais nostálgicos. A selecção é da Marisa Pinto, da pplware.
Com as imagens mágicas e coloridas curadas pela Paula Romano, do Update ou Die. Inspiradas em fotografias antigas, a preto & branco, mas transformadas (não tão totalmente quanto isso) através do poder da edição de imagem e da criatividade. O crédito pelo excelente trabalho, naturalmente, pertence a Jane Long, uma fotógrafa australiana que decidiu transformar uma série de fotografias de Costica Acsinte, artista romeno do século XX. Vale a pena perder-se aqui por alguns minutos.