Como acelerar um Mac lento

Imagem de markusspiske por Pixabay Se utiliza o seu Mac diariamente para tarefas profissionais ou de lazer, um Mac lento pode estar a fazê-lo perder horas e horas da sua vida.Um computador mais rápido e eficiente pode ter um impacto determinante no seu dia a dia, e a melhor notícia é que está ao alcance […]

Imagem de markusspiske por Pixabay

Se utiliza o seu Mac diariamente para tarefas profissionais ou de lazer, um Mac lento pode estar a fazê-lo perder horas e horas da sua vida.
Um computador mais rápido e eficiente pode ter um impacto determinante no seu dia a dia, e a melhor notícia é que está ao alcance de todos. Não precisa de investir num novo processador ou placa gráfica, nem mesmo pedir a ajuda de um profissional. Para acelerar um Mac lento, basta seguir cuidadosamente as instruções listadas abaixo.

Livre-se de aplicações desnecessárias

Se já tem o seu Mac há algum tempo, é provável que este esteja repleto de aplicações que já não são úteis. Para se ver livre destas aplicações, analise os ficheiros do disco e identifique aqueles que já não são utilizados. Para apagar um ficheiro, basta pressionar Command + Delete. Caso o ficheiro seja endereçado para o Lixo, não se esqueça de clicar em “Esvaziar lixo” para o remover definitivamente.
No caso de algumas aplicações, ver-se livre dos ficheiros pode não ser suficiente. Por vezes será necessário encontrar um desinstalador nativo para remover eficientemente um programa ou aplicação inútil.

Remova os efeitos visuais do Mac

Os efeitos visuais são parte da experiência de ter um Mac, mas podem estar a condicionar o desempenho do sistema operativo. Remover os efeitos visuais é uma dica expert para deixar o seu Mac mais rápido, e não podia ser mais simples.
Basta aceder às “Preferências do sistema” e escolher “Dock e barra de menus.” Nesta janela, remova as setinhas azuis junto das opções “Animar abertura de aplicações” e “Ocultar e exibir o Dock automaticamente.”

Corra um script de manutenção

Um script de manutenção serve para corrigir erros do sistema operativo e lidar com inconsistências que podem desacelerar o seu computador. Existem scripts de manutenção nativos em macOS que podem ser muito úteis.
Contudo, uma das melhores maneiras de deixar o Mac mais rápido passa por recorrer a uma aplicação externa para correr um script de manutenção adicional. Algumas aplicações de gestão e limpeza para Mac são particularmente eficazes a aumentar o desempenho de modelos da Apple mais antigos.

Remova itens de início desnecessários

Se o seu Mac é particularmente lento quando o inicia, remover itens de início desnecessários pode ser tudo o que precisa para melhorar o seu desempenho.
Para que o seu Mac inicie mais rapidamente, passe pelo menu “Utilizadores e grupos,” em “Preferências do sistema,” e consulte quais são os itens de início do seu computador. Escolha que itens de início podem ser removidos e selecione o ícone “-” (ou “menos”) para os excluir definitivamente.

Execute um diagnóstico de rede sem fios

Se o seu Mac é particularmente lento quando navega na Internet e já tentou de tudo para o tornar mais rápido, talvez o problema não esteja no Mac em si… Mas sim na sua conexão à Internet. Avaliar a qualidade da sua conexão à Internet é possível através da funcionalidade “Abrir diagnóstico da rede sem fio,” acessível através do ícone Wi-Fi na barra de menus.
Se esta ferramenta não identificar problemas com a sua rede sem fios, então é provável que o problema resida no sistema operativo.