Como bloquear um telemóvel roubado?
- Telemoveis.com
- 11/09/2018
- Android, Mobile
Vamos por partes.
A prevenção é o melhor remédio e, no caso do seu telemóvel, deve começar por conhecer o IMEI do seu aparelho. Assim, em caso de roubo, pode contactar a sua operadora e pedir o bloqueio do seu cartão SIM.
Para saber já o iMEI do seu telemóvel, digite *#06# e tome nota do número que lhe for indicado. Poderá vir a ser útil no futuro.
Tome atenção: bloquear o IMEI não significa necessariamente bloquear o telemóvel – o bloqueio por IMEI apenas vai impedir que o telemóvel aceda a uma rede móvel.
Para solicitar à sua operadora o bloqueio através do IMEI terá de apresentar queixa na polícia e obter um comprovativo (o chamado Boletim de Ocorrência). Por sua vez, para obter o boletim de ocorrência das autoridades deverá apresentar um comprovativo de compra sobre o equipamento roubado.
Existem alternativas adicionais, mas recomendamos que não deixe de seguir os passos acima.
As alternativas permitem localizar, bloquear e apagar todos os conteúdos do seu telemóvel remotamente, já depois de ter sido roubado. No entanto é necessário o telefone ter algumas funções básicas habilitadas, além de ter de estar ligado à internet (por dados ou Wi-Fi).
A primeira função é uma medida básica de segurança, como um pin ou palavra-passe de acesso ao telefone. Se não dificultar o acesso de terceiros ao seu telemóvel, qualquer um poderá aceder aos seus conteúdos e desabilitar as funções necessárias para a sua localização remota. Adicionalmente, versões antigas de certos sistemas operativos (como o Android) poderão não disponibilizar as pré-definições essenciais para a localização remota do aparelho.
Caso o seu sistema operativo seja antigo, a utilização de aplicações como a Where’s My Droid ou Prey poderão ser aconselhadas. Em princípio, versões mais recentes do sistema operativo da Google deverão ter todas estas opções activas por pré-definição. Pode aceder ao url https://myaccount.google.com/find-your-phone-guide para perceber se tem estas opções activas. Caso tenha, deverá ser capaz de obter a localização do seu telefone, fazê-lo tocar (mesmo que esteja em modo silencioso) ou eliminar os seus dados.
O nosso conselho:
- Guarde o comprovativo de compra do aparelho
- Tome nota do IMEI (»#06#)
- Em caso de roubo, apresente queixa nas autoridades (boletim de ocorrência)
- Contacte a sua operadora e peça o bloqueio por IMEI