Como configurar uma smart home: dispositivos essenciais e como integrá-los
- Eva Afonso
- 15/06/2024
- Smart Home, Tecnologia
Smart Home | Foto de BENCE BOROS na Unsplash
A configuração da sua casa uma smart home pode parecer uma tarefa desafiante e complicada. Afinal, quais são os dispositivos necessários? Como é que se configuram? Com este pequeno guia, vai poder compreender melhor este mundo e transformar o seu lar num ambiente inteligente e mais eficiente.
O que são smart homes?
As casas inteligentes fazem uso da tecnologia para criar mais praticidade, economia, conforto e segurança para quem as habita. Através da automação do ambiente, a rotina do lar torna-se significativamente mais fácil: já imaginou poder controlar de forma remota e automatizar funções como iluminação, termostatos, sistemas de segurança, estores e até tomadas através do seu telemóvel?
Se antes estas possibilidades pareciam pertencer a um futuro distante, hoje os dispositivos inteligentes são muito mais acessíveis e podem criar outro tipo de interação entre a habitação e o seu habitante através de conexões Wi-Fi e Bluetooth.
Dispositivos Essenciais de uma Smart Home
Tomadas Inteligentes
Estes dispositivos são dos mais indicados para começar a criar a sua casa inteligente. As tomadas são facilmente instaladas, conectam-se diretamente à rede elétrica e, através da conexão Wi-Fi, permitem que qualquer dispositivo conectado possa ser ligado através do telemóvel, por exemplo. Tornam possível programar, agendar, ligar ou desligar a energia, fornecendo carregamento de dispositivos apenas em determinados horários e assim poupar energia elétrica.
Lâmpadas Inteligentes
Será que faz assim tanta diferença automatizar lâmpadas? Afinal de contas é algo que fazemos de forma quase inconsciente. A verdade é que ter lâmpadas inteligentes significa um maior controlo e maior imersão no ambiente: ligar/desligar lâmpadas em horários definidos, controlo da intensidade do brilho ou da cor, podendo criar cenários mais aconchegantes ao final do dia, ou criar um cenário de luz branca para maior concentração. Saiba tudo o que precisa de saber antes de comprar as suas lâmpadas inteligentes.
Para além disso, a iluminação inteligente não significa apenas conveniência, mas também maior economia de energia.
Fechaduras Inteligentes
Chegou ao trabalho e há uma pergunta que não sai da sua mente: “Tranquei ou não tranquei a porta?”. Se já se deparou com esta inquietação, as fechaduras inteligentes são uma boa opção para a sua smart home. Estes dispositivos permitem que, ao sair de casa, a sua porta seja trancada de forma automática. Para além disso, a porta apenas pode ser aberta apenas por senhas, biometria ou reconhecimento de voz, garantindo uma maior segurança e descanso mental. Existem modelos, mais avançados, que integram também um sensor de presença e monitoramento de atividades, ou seja, vai poder ver quem e quando alguém entrou e saiu de casa, podendo acionar um alarme de segurança.
Estores Inteligentes
Os estores inteligentes são uma excelente adição para uma smart home, pelo controle sobre a entrada de luz natural e privacidade. Estes dispositivos podem ser controlados remotamente através de apps, comandos de voz, ou programações automáticas baseadas em horários ou condições climatéricas. Além de aumentar o conforto, os estores inteligentes também vão economizar energia, mantendo a casa mais fresca no verão e mais quente no inverno, e podem ser programados para abrir e fechar conforme suas preferências diárias.
Como Configurar uma Smart Home
Definir o Assistente Virtual
Para começar, o primeiro passo é definir qual o assistente virtual que deseja. Estes são o coração da smart home. Os mais comuns e, por consequência, os mais compatíveis com diversas marcas, são a Alexa (Amazon) e o Home (Google).
O assistente virtual é fundamental para uma boa organização do sistema de automação na casa inteligente e pode ser instalado como uma app ou, se preferir, para os modelos mais comuns é possível comprar um Echo Dot (Alexa) ou um Google Nest Mini (Home).
Configurar e Conectar Dispositivos
Depois da plataforma ser escolhida, o próximo passo é configurar cada dispositivo. Por norma, isso envolve conectar o dispositivo à rede Wi-Fi da sua casa e seguir as instruções da app correspondente. Certifique-se de que todos os dispositivos estejam na mesma rede para uma integração suave. Para alguns dispositivos, como é o caso de interruptores inteligentes, por exemplo, recomendamos a presença de profissionais para uma instalação tranquila.
Crie Rotinas e Cenários
Uma das grandes vantagens de uma smart home é a capacidade de automatizar tarefas diárias. Faça uso da aplicação da sua plataforma para criar rotinas e cenários. Imagine, por exemplo, uma rotina de “Bom Dia”: as luzes são acendidas automaticamente, a temperatura é ajustada, os estores são abertos e toca a sua música favorita enquanto ainda está a acordar. É uma ótima maneira de começar o dia, certo?
Configurar uma smart home pode parecer uma tarefa algo complexa inicialmente, mas com os dispositivos certos e uma boa integração, é possível transformar a sua casa num ambiente mais confortável, eficiente e seguro.