Como fazem os responsáveis da Apple, Microsoft e Facebook para ficar em forma
Os responsáveis pelas maiores empresas tecnológicas do mundo também precisam de queimar calorias

*Imagem: Flickr/Matthew Coughlin
Geralmente ser responsável por uma empresa tecnológica conhecida em todo o mundo anda de mãos dadas com a palavra “sucesso”, quase como se de sinónimos se tratassem.
E isto é verdade: juntamente com um cargo de grande responsabilidade, os sucessos e os louvores tendem a multiplicar-se. Só que, para isso, há todo um lado pouco divulgado nos media que não é tão romântico quanto a vida de playboy bilionário que tanto parece cativar o público – o das longas e intensas jornadas de trabalho que um cargo destes geralmente implica.
Por longas, entendam-se semanas com 50 ou mais (em alguns casos são mais de 100) horas de trabalho, o que deixa muito pouco espaço para outras actividades. Como é que um executivo de uma destas empresas pode, portanto, encontrar tempo para se exercitar?

« Ficar em forma é muito importante. Fazer qualquer coisa bem requer energia, e só se obtém mais energia quando se está em forma », respondeu uma vez o responsável do Facebook a Arnold Schwarznegger. « Eu asseguro-me que treino pelo menos três vezes por semana – normalmente é a primeira coisa que faço quando acordo ».
Por vezes, e em algumas das suas sessões de treino, Mark Zuckerberg faz-se acompanhar pelo seu cão. « Tem o efeito adicional de ser hilariante », comentou o responsável.

Não só é responsável por um dos produtos mais populares do planeta, como também é considerado o CEO mais bem pago dos Estados Unidos. O que destaca Woodman do típico CEO de uma empresa desta envergadura, contudo, é a sua paixão pelo surf.
Woodman é praticante de surf desde os 8 anos de idade, e o seu gosto por este desporto reflecte-se inclusive no ambiente dos escritórios da GoPro.

O responsável máximo pela Microsoft, que assumiu funções em 2014, admite adorar praticar críquete. « Ao crescer na Índia o meu sonho de rapaz era o de jogar críquete profissionalmente », referiu numa entrevista à Geekwire.

Dorsey é conhecido pelas suas 80 horas semanais de trabalho, mas faz questão de reservar tempo para se ‘desconectar’. Geralmente é aos Sábados que o responsável pelo Twitter aproveita para praticar alguma actividade física, optando geralmente por caminhadas. Já os Domingos de Dorsey revelam períodos reservados para reflexão, feedback e planeamento estratégico.

O ex-Googler Sebastian Thrun, a quem os laboratórios de projectos ‘Moonshot’ da Google são creditados, não só é um ciclista dedicado como também é praticante de snowboard e kite-surf. Thrun também já participou pelo menos numa dúzia de maratonas.

Descrito pelo Business Insider como sendo um ‘adrenaline junkie‘, Brin – que agora é o novo presidente da Alphabet – pratica hockey e salto em altura, entre outras actividades radicais. Ele é conhecido por levar funcionários da Google para actividades radicais, como forma de criar laços de cooperação dentro da sua equipa.
Mark Cuban – investidor norte-americano
Imagem: Flickr/JD Laslca
Mark Cuban é um homem ocupado. Além de ser um conhecido investidor em start-ups ligadas às tecnologias, o bilionário também é um anfitrião habitual no programa de televisão ‘Shark Tank’. Na sua agenda, contudo, faz sempre questão de reservar pelo menos uma hora por dia para praticar desporto.
« Tento fazer cardio pelo menos durante uma hora, seis ou sete vezes por semana ». Estes exercícios podem incluir elíptica, basketball, kickboxing e aulas de aeróbica, entre outras actividades. « Ocasionalmente falharei um dia ou dois por causa das viagens », admite. O que explica a frequência diária da sua rotina desportiva.

Chambers admite correr entre 3 a 6 quilómetros por dia. Não só para ficar em forma, « mas também porque gosto de comer ». Durante as corridas aproveita para reflectir sobre algo pessoal ou relacionado com negócios.
Tim Cook – CEO da Apple
Imagem: Flickr/Sher Xia
O CEO da maior empresa tecnológica do mundo é conhecido por acordar às 4h30 da manhã e ir imediatamente para o ginásio.


A rotina desportiva é levada a sério por Tobel, que frequenta o ginásio todos os dias. « Sou mais saudável, mais feliz, durmo melhor. E tudo isso é importante », afirma. Para Tobel, uma melhor qualidade de vida reflecte-se também na sua empresa. Toda a actividade física da empresária da LearnVest está reservada para as manhãs.

Patzer reserva espaço entre as suas jornadas de trabalho para se exercitar. Além de levantar pesos, também corre e pratica escalagem. « Não conseguimos trabalhar 14 horas por dia sem termos um intervalo para um bom treino », disse à Men’s Health.