Em viagem, por vezes podemos voltar a casa e ter uma grande conta para pagar, muitas vezes sem saber bem como. A resposta claro está, concentra-se nos custos de Roaming que ainda estão em vigor actualmente.
De forma a evitar gastar mais do que o estritamente necessário, deixamos-lhe algumas sugestões em como poupar nos custos de roaming enquanto estes ainda se encontram taxados.
#1 – Utilize o Wi-Fi
Nos dias de hoje, grande parte de nós já tem em sua posse um smartphone com capacidades de ligação Wi-Fi, o que se pode traduzir na utilização de várias aplicações de serviços de mensagens instantâneas, inclusive chamadas. Aplicações como o Messenger, Whatsapp ou Viber permitem ao utilizador trocar mensagens via Internet com outros utilizadores que também tenham a app instalada, evitando quaisquer custos que os mesmos possam vir a ter com outras vias de comunicação como Chamadas ou SMS’s.

#2 – Verifique as suas definições
Tem um iPhone? Não se preocupe. A Apple desliga por predefinição quaisquer custos de roaming, ficando o utilizador “obrigado” a acionar essa opção por si, caso deseje ter as suas aplicações actualizadas. No menu “Definições”, dirija-se à opção “Rede móvel” e active os “Dados Móveis”, altura em que irá surgir a opção “Roaming de dados” inactiva por predefinição. Caso deseje utilizar a ligação móvel enquanto estiver fora, basta activar a dita funcionalidade, sabendo de antemão os custos que a acção comportará.
Em smartphones Android, o utilizador deverá seguir as seguintes opções: “Definições” -> “Redes móveis” e desactivar a opção “Roaming de dados”. Outra medida que deverá tomar consiste na paragem das aplicações que correm em segundo plano. Para tal, os passos são os seguintes: “Definições” -> “Utilização de dados” -> pressionar o símbolo de reticências verticais no canto superior direito -> “Restringir dados 2º plano”. Assim, garante que nenhuma aplicação irá gastar tráfego desnecessariamente enquanto estiver a correr em segundo plano.
Mais: certamente não quererá que as suas aplicações actualizem de forma automática. Para evitar que isto aconteça, deve ir às definições da Playstore e verificar a opção de auto-update que, logicamente, deverá estar deligada.

#3 – Aceda a sites com interface móvel
Os websites a que estamos habituados a visualizar no computador, necessitam de muito mais dados para abrir no que os domínios mobile friendly. Assim sendo e enquanto estiver fora, é aconselhável aceder apenas a sites que o direcionem para uma interface adaptada a telemóveis, de forma a gastar o menos tráfego possível.

#4 – Fale com uma operadora
Esta opção é mais indicada para o utilizador que viaja com frequência, já que a longo prazo é sem dúvida uma solução mais rentável. Se este for o seu caso, deve contactar com a sua operadora e questionar quais os tarifários que a mesma disponibiliza, adaptados para roaming. Tanto a Vodafone, como a NOS ou a MEO disponibilizam diversas opções adaptadas a estes cenários.

Imagem por: Telemoveis.com
#5 – Comprima os dados
Outra forma de gastar tráfego em muito menor quantidade é através da compressão de dados, que pode ser feita através de uma aplicação como a Onavo Extend, disponível para Android e iOS. Esta aplicação permite ao utilizador poupar até cinco vezes o tráfego que normalmente gastaria ao utilizar a internet regularmente.
Transfira a aplicação para iOS,
aqui.
Transfira a aplicação para Android,
aqui.

P.S: Tem um iPhone? Então este artigo vai interessá-lo.