Como poupar energia no telemóvel

Saiba como poupar energia no telemóvel sem estar sempre a carregar bateria. Leia 10 dicas sobre como poupar energia e autonomia de bateria no telemóvel.

É obrigatório carregar a bateria do telemóvel todos os dias? Sabia que pode prolongar a autonomia de bateria do telemóvel sem ter imediatamente que carregar a bateria viciada do seu telemóvel? Se respondeu que não, então está a precisar das nossas 10 dicas sobre como poupar energia e autonomia de bateria no telemóvel.

Embora haja utilizadores que optem por não utilizar o telemóvel só para poupar a bateria já viciada, também há quem use e abuse de apps e funcionalidades no telemóvel. A proposta do Telemoveis.com passa por um meio termo saudável que não impede os utilizadores de usarem apps, mas sim por desligar as apps quando não são precisas.

Como poupar energia WLAN

Num telemóvel Nokia, por exemplo, esta é uma das opções que mais energia gasta à bateria do telemóvel. Por vezes esta opção vem activa por defeito, bastando acedermos às definições > conectividade > WLAN e depois nas opções > definições manter ligada a opção WLAN Poupança de energia,.

Isto implica que o WiFi entre em modo de “hibernação” após cada pacote de dados. A título de exemplo, se deixarmos a opção WLAN por conta própria, um Nokia N8 pode sugar a autonomia da bateria em menos de 12 horas. Para quem tem sentido gastos de bateria no telemóvel, este poderá ser um bom começo.

Como poupar energia 3G/GSM

Utilizar 3G gasta bastante energia à bateria do telemóvel e, teoricamente, quanto mais longe estiver o sinal de rede, maior é o esforço do telemóvel em captar a rede – logo, maior é o consumo de energia. Em condições mais “extremas” o 3G consome até 150 mA, pelo que desligá-lo pode fazer diferença em poupar a energia da bateria do telemóvel.

Como_poupar_energia_no_telemvel_01

Como poupar energia usando Preto em vez de Branco

Sobretudo em telemóveis com ecrãs OLED, as cores assumem um papel crítico. Os temas escolhidos para um sistema operativo, por exemplo, em conjunto com a cor de fundo do wallpaper, podem fazer diferença no consumo de energia da bateria do telemóvel, já que o brilho do ecrã do telemóvel tem impacto directo na bateria do telemóvel.

Sabia que um fundo preto com letras brancas consome até 15 vezes menos energia do que um fundo branco com letras pretas? E por falar no brilho do ecrã do telemóvel…

Como poupar energia com brilho menos intenso

Imaginemos que é um utilizador intensivo do seu telemóvel e que assiste a diversos conteúdos fora do local de trabalho. Como referimos anteriormente, o brilho do ecrã do seu telemóvel pode ter impacto na autonomia de bateria. E se experimentar diminuir o brilho do ecrã? Por apenas um ou dois níveis pode surpreender-se. Basta aceder às definições do telemóvel e às opções de Ecrã ou Display.

No entanto, se o aspecto geral do sistema operativo do telemóvel já for, por si, negro, a intensidade do brilho não terá grande impacto em poupar a energia da bateria do telemóvel.

Como_poupar_energia_no_telemvel_02

Como poupar energia no telemóvel reduzindo tempo

Referimo-nos ao tempo de espera do ecrã do telemóvel, após o utilizarmos. Podemos alterar as definições de ecrã e baixar o tempo de espera do telemóvel para 15 segundos ou menos. Cuidado para não baixar demasiado, ou o ecrã vai apagar-se constantemente e deixá-lo frustrado. 

Como poupar energia no telemóvel com o GPS

Uma das funcionalidades que mais gasta a bateria do telemóvel é o GPS: o ecrã está ligado a tempo inteiro, o receptor GPS está constantemente em actividade, novos dados são obtidos e, por vezes, o Bluetooth está activo e o processador esforça-se para localizar-nos no mapa.

Para se prevenir e não arriscar a ficar sem bateria no telemóvel durante uma sessão com o GPS, aconselhamos o investimento num carregador/adaptador microUSB, que permite uma utilização prolongada do GPS sem o risco da bateria acabar na pior altura.

Como_poupar_energia_no_telemvel_03

Como poupar energia na recepção de dados

Nos smartphones, a recepção de dados permite-nos obter informações actualizadas, mas se quisermos reduzir o impacto na duração da bateria do telemóvel, podemos optar por diminuir os refreshs no email e nos social clients. Os detalhes vão depender das apps em utilização, mas uma sugestão passaria por aumentar os tempos entre 15 a 30 minutos por refresh.

Como poupar energia cortando nas apps em utilização

Há apps que, por algum motivo, continuam a ganhar protagonismo no home screen mas às quais nunca ligamos. Estes widgets acedem à Web, pelo que desligá-los ou retirá-los do ecrã inicial vai melhorar ligeiramente o consumo de bateria do telemóvel. Quanto mais “limpo” o ecrã estiver, melhor a performance e autonomia da bateria do telemóvel.

Em locais com pouca rede, também existe a opção de colocar os Widgets em modo offline. Cada pormenor ajuda.

Como poupar energia cortando nas apps desnecessárias

Principalmente em telemóveis Nokia, com sistema Symbian, apps activas no background ajudam a consumir mais energia à bateria do seu telemóvel. Algumas apps recorrem ao processador do telemóvel para aceder a dados, algumas funcionalidades podem estar a executar tarefas. Mas se não são necessárias, podem ficar desligadas.

Como_poupar_energia_no_telemvel_04

Como poupar energia com a câmara desligada

A câmara do telemóvel é responsável pelo controlo directo de parte do hardware do telemóvel. Após tirar uma fotografia, é aconselhável sair da app à moda antiga: utilize Exit ou Sair, para ter a certeza que a câmara não vai ficar activa no background do telemóvel, com o respectivo hardware activo.