Como ter GPRS em Portugal

Saiba com aderir e quanto custa…

A TMN foi o primeiro operador nacional a lançar comercialmente tecnologia e telemóveis GPRS já disponível nas zonas da Grande Lisboa (margem norte) e Grande Porto. O seu serviço inclui o DataMóvel via GPRS e WAP via GPRS.

Para o lançamento do GPRS em Portugal, a TMN associou-se à francesa Alcatel, que fornecerá à empresa portuguesa a solução completa do sistema. O pactoe inclui um sistema completamente de facturação e um centro de operações e manutenção.

DataMóvel via GPRS O serviço DataMóvel via GPRS assenta na transmissão de dados por pacote (Packet Data Switching) e permite o acesso a redes de comunicação por pacotes (exemplo: Internet). A sua utilização é semelhante à de qualquer computador ligado à rede fixa, através de um modem.

Equipamento necessário:
Para utilizar o serviço DataMóvel via GPRS pode recorrer aos seguintes equipamentos:
-Telemóvel que suporte transmissão de dados e tecnologia GPRS.
-Computador com porta de infravermelhos ou porta séria RS-232, dependendo do acessório de interligação escolhido.
-Interface de dados para o seu telemóvel – cabo para porta séria RS-232 ou infravermelhos (IV).

Como aderir
Para ter acesso a este serviço basta marcar 1250 de um telemóvel TMN (chamada gratuita).

Quanto custa
A taxação deste serviço é feita por volume de tráfego, pagando o cliente unicamente a informação transferida (enviada/recebida): 50 centavos por kilobyte. Todos os valores apresentados incluem IVA à taxa legal de 17%.

Wap via GPRS
O Wap (Wireless Application Protocol) permite-lhe aceder à Internet do seu telemóvel TMN.

Como aceder
A forma de acesso ao serviço Wap via GPRS depende do telemóvel que estiver a utilizar. Por forma, consulte o manual do seu telemóvel, ou ligue 1250 de um telemóvel TMN (chamada gratuita).

Como aderir
Para ter acesso a este serviço, basta ligar 1250 de um telemóvel TMN (chamada gratuita).

Quanto custa?
Este serviço tem uma mensalidade de 500$00, sem custos adicionais de utilização. Para adesões até dia 31/03/2000, as duas primeiras mensalidades são gratuitas. Todos os valores apresentados incluem IVA à taxa legal de 17%.

Conheça o mapa de cobertura.

fonte: TMN

A Telecel Vodafone também já está a disponibilizar comercialmente a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) em quase todo o território nacional.

A tecnologia GPRS, lançada pela Telecel Vodafone em Setembro, permite a transmissão de dados por pacotes, segundo os protocolos de comunicação IP utilizados no mundo Internet. Deste modo, o Cliente pode estar sempre on-line sem precisar de manter em curso uma chamada telefónica, podendo, por exemplo, ser notificado de imediato sempre que receber mensagens de correio electrónico e pagar apenas pela informação recebida e enviada. A utilização conjunta do GPRS e do WAP permitirá um acesso mais rápido e em mobilidade a conteúdos disponíveis na Internet, bem como a outros serviços de valor para o Cliente.

Como aderir
Os Clientes que subscreverem até 31 de Julho de 2001 a opção de acesso ilimitado ao WAP do Portal Telecel Vodafone usufruem desta condição de acesso – mensalidade de 850 escudos (4,24 euros) – até 31 de Dezembro de 2001.

Quanto custa?
Ao abrigo da campanha promocional, válida até 31 de Julho de 2001, os Clientes de serviços pós-pagos poderão optar pela modalidade de acesso ilimitado ao WAP do Portal Telecel Vodafone, mediante um valor mensal de 850 escudos (4,24 euros), sem custos adicionais de utilização, ou pela modalidade de pagamento por acesso à informação recebida do Portal WAP, sendo aplicável um valor de 7,5 escudos (0,04 euros) por cada acesso. Os acessos à Internet e ao WAP fora do Portal Telecel Vodafone serão taxados unicamente por volume de informação transferida (tanto enviada como recebida), sendo aplicável o preço de 1,5 escudos por cada KByte transferido para o acesso à Internet e 2,5 escudos por cada Kbyte transferido para o acesso ao WAP fora do Portal Telecel Vodafone. O período de taxação inicial é de 30 escudos (0,15 euros), e inclui já, 20 e 12 Kbytes, respectivamente.

Equipamento necessário:
O equipamento Motorola Timeport 260 está disponível por 39.900 escudos (199,02 euros), com 5.000 escudos (24,94 euros) de chamadas incluídos, associado ao plano de tarifas Pack Total 60+30 ou superior, plano Pack Privado 240 ou superior e aos planos Local, Normal ou Mais. Este produto pressupõe o compromisso de permanência na rede Telecel Vodafone por 24 meses. Este equipamento está igualmente disponível no Clube Viva para os Clientes Telecel Vodafone.

A Optimus junta-se às restantes operadoras neste serviço que fará a ponte entre o GSM e o UMTS.

Como aderir
Para activar o serviço GPRS basta ligar para o Centro de Apoio ao Cliente (1693) ou dirigir-se a qualquer loja Optimus, preencher o anexo ao contrato referindo o seviço a activar.

Quanto custa?
Para Pré Pagos Boomerang, Livre e Zoom não existe mensalidade, sendo a tarifa de acesso Wap 0.03 ? (6$) 0.01 euro (2$) e a tarifa Acesso Web 0.01 euro (2$), com a unidade de facturação de 1Kb. No caso dos Pós Pagos: Top, Opções e Planos a mensalidade é de 4,24 euro (850$), e tanto a tarifa acesso Web como a tarifa acesso Wap é de 0.01 euro (2$), com uma unidade de factura de 10 Kb. Para utilizadores GPRS intensivos a Optimus também disponibiliza nos tarifários Pós Pagos dois pacotes mensais: 25Mb (5.850$ + 0$23 por Kb adicional) 50MB (11.700$ + 0$23 por Kb adicional). A unidade de facturação é de 10Kb. Sem roll over. 

Equipamento necessário:
Qualquer equipamento dotado de GPRS disponibilizado pela Optimus.

Como aderir
Para activar o serviço GPRS basta ligar para o Centro de Apoio ao Cliente (1693) ou dirigir-se a qualquer loja Optimus, preencher o anexo ao contrato referindo o seviço a activar.

Conheça o mapa de cobertura.