Compaq adere ao MMS

A Compaq não quer ficar de fora da corrida das mensagens multimedia. O iPAQ vai disponibilizar esse serviço.

A nova vaga de mensagens escritas nos telemóveis, na sua versão multimédia, está a gerar atropelos no mundo das novas tecnologias. Não são só os fabricantes de aparelhos móveis a marcar terreno: também as mais famosas marcas de computadores não estão a ignorar o fenómeno.

Apesar da anunciada fusão entre a Compaq e a Hewlett-Packard, nenhuma das duas marcas deixa de procurar novos terrenos de onde podem tirar dividendos. Aliás, quanto mais valorizadas estiveram as duas empresas na altura da junção, mais forte ficará o produto que daí sair.

Mas é no mercado dos portáteis que a Compaq deverá concentrar as suas atenções. Um “nicho” de mercado que falha à HP e onde a sua parceira sempre esteve à vontade, ocupando uma posição de liderança confortável.

A entrada no mercado das MMS (Multimedia Message Service) será entregue à CMG Data Wireless Solutions, que irá desenvolver um tipo de software que permitirá o envio e recepção deste novo tipo de mensagens, em transmissão para redes GRPS, graças a um “kit” instalado nos iPAQ.

Está todo o mercado atrás dos lucros garantidos. Segundo uma análise feita à facturação de alguns operadores, 20% das receitas são provenientes do serviço de SMS. A avaliar pela tendência do sector, actualmente, os especialistas prevêm grandes aumentos com a chegada da versão multimédia. Até porque a cor e o movimento vão dar outra dimensão às mensagens.