Comprar um Nokia 230 Dual SIM? Obrigado, mas não obrigado
O Nokia 230 dual SIM é um telemóvel com características básicas e um preço que já não justifica a sua compra.
Nokia 230 Dual SIM. Preço
Na Fnac o Nokia 230 dual SIM está à venda por 75€, mas é possível encontrar este telemóvel a preços inferiores – acima dos 55€.
Nokia 230 Dual SIM. Características
- Dual SIM
- Ecrã TFT, 2,8 polegadas (240 x 230 píxeis)
- Suporta cartões de memória até 32 GB
- 1000 contactos
- 16 MB de RAM
- 2 MP (Flash LED) + 2 MP (secundária)
- Bateria com 1200 mAh
Estas são as características do Nokia 230 Dual SIM, um telemóvel básico lançado no fim de 2015 e que dificilmente pode ser apelidado de smartphone. Importa, contudo, referir que este é um telemóvel básico feito a pensar em mercados emergentes, com acesso à internet pouco desenvolvido e sem grande capacidade de aquisição de compras.
Ou seja: havendo alternativas melhores, a preços não muito superiores, só se justifica comprar um Nokia 230 dual SIM por um de dois motivos – pela sua autonomia de bateria, ou pela total falta de apreciação por smartphones. Ou se residir num desses países, o que não é o caso para quem mora em Portugal.
Porquê comprar um Nokia 230 Dual SIM?
Como foi referido anteriormente, as características deste telemóvel fazem dele uma proposta de entrada básica. E se a verdade é que continua a haver mercado para este tipo de telefones, por outro lado também é um facto que os consumidores europeus se vão afastar cada vez mais deste tipo de telefones. Por dois motivos: existem propostas melhores, e mais completas, a preços equivalentes; comparativamente às alternativas, este tipo de telemóveis é verdadeiramente limitado.
Existe, contudo, uma característica neste telefone que é invejável para qualquer smartphone – a sua autonomia de bateria. Precisamente devido ás suas limitações (apesar de ser dual SIM, o Nokia 230 não acede a redes Wi-Fi), o consumo de energia garante a este telefone uma invejável longevidade. Em standby, garante a Microsoft, o Nokia 230 é capaz de aguentar o equivalente a 22 dias úteis antes de requerer uma nova carga.
Este é o tipo de telefone que supomos fazer sentido ter “de reserva”, especialmente para levar durante viagens longas, como meio de garantir que estamos comunicáveis. Mas até para este tipo de funcionalidades é possível encontrar propostas mais baratas que cumprem estes requisitos.
Não que o Nokia 230 dual SIM seja um mau telemóvel em si. Simplesmente está ultrapassado e não se destaca o suficiente para motivar um investimento nele. E porque perde dos dois lados:
- Há alternativas semelhantes mais baratas
- Há alternativas melhores a preços equivalentes