Skip to main content

Compraria um E-Book usado?

Compraria um e-book usado? A Amazon acha que sim e registou uma patente para vender objectos digitais utilizados anteriormente como MP3 e e-Books, entre outros.

Pode parecer uma pergunta estranha, mas consideraria comprar um e-book usado caso o preço fosse mais acessível? A Amazon pensa que sim, de acordo com as informações avançadas pelo Business Insider. A gigante norte-americana terá alegadamente registado uma patente relacionada com um sistema que permite a venda de ficheiros digitais ‘usados’ tais como e-books e MP3, entre outros.

Embora seja relativamente estranho imaginar um objecto digital em segunda mão, a verdade é que uma das forças motoras da maior loja online do mundo passa pelo seu mercado de livros usados, pelo que não seria de todo descabido aplicar este conceito em mais das suas áreas de negócio.

Compraria um E-Book usado?

Por outras palavras, este sistema poderia permitir que os seus utilizadores vendessem ‘de volta’ os conteúdos digitais adquiridos na Amazon garantindo uma perda de créditos mínima e transferindo direitos de utilização digitais para outros utilizadores.

A grande questão é – que critérios seriam aplicados para desvalorizar um ficheiro digital como um e-book?