Concurso de Java está de regresso

Competição internacional de programadores de software.

Pelo terceiro ano consecutivo, vai realizar-se o Concurso Internacional Java Masters 2005 para o desenvolvimento de novas aplicações Java para telemóveis, indo os participantes enfrentar o desafio de desenvolver aplicações inovadoras para os terminais móveis da Siemens S65, M65 e CX70.

Devido ao sucesso da iniciativa, para além dos estudantes, também as empresas estão a ser incentivadas a submeter as suas candidaturas. E, tendo em conta esta abertura do desafio às empresas, a Siemens Communicatios e a Sun Microsystems decidiram criar, neste ano, duas categorias distintas: a Student Java Master e a Professional Java Master.

O objectivo do Java Masters 2005 é motivar os programadores de software de todo o mundo a criar novas aplicações para telemóveis, tendo por base a plataforma Java (J2ME), sendo que a Siemens Communications e a Sun Microsystems fornecerão as ferramentas de desenvolvimento que sejam necessárias.

As aplicações Bluetooth baseadas no standard JSR82 deverão ser privilegiadas nos projectos destinados ao S65, um telemóvel dirigido ao segmento empresarial e que pode conhecer melhor no nosso expositor clicando aqui.

Em relação ao M65, um telemóvel outdoor que também pode ver ao pormenor no nosso expositor clicando aqui, pretende-se que sejam apresentadas soluções que desenvolvem a selecção de acessórios externos (Interface de série API) ou a vertente de desporto e lazer relacionada com a utilização deste telemóvel.

Os participantes podem ainda dar asas à sua imaginação ao desenvolver aplicações 3D (JSR184) para outro terminal que se encontra também no nosso expositor: o CX70.

Prémios

O primeiro prémio será entregue durante a «Games Convention Developer Conference (GCDC), que decorrerá de 16 a 17 de Agosto de 2005 em Leipzig. Os vencedores viajarão até Leipzig onde irão escolher o seu de entre uma panóplia de prémios relacionados com tecnologia da Siemens Communications e da Sun Microsystems. O segundo e terceiro lugar receberão igualmente prémios relacionados com tecnologia.

Na categoria «Professional», serão oferecidos aos vencedores vouchers de teste para o «Java Verified (TM) Program» da «Unified Testing Initiative» (mais informações em http://www.javaverified.com).

Inscrições

O registo na 3ª Edição do Java Masters pode ser efectuado até 15 de Maio de 2005 em www.javamasters.org.

O júri será composto por peritos em Marketing e Tecnologia da Siemens Communications e da Sun Microsystems, que nomearão 10 aplicações para a selecção final.

As candidaturas serão avaliadas de acordo com a qualidade, a atractividade, a inovação e a simplicidade de utilização, sendo os vencedores posteriormente escolhidos de acordo com o número de votos recebidos pela Internet. Quer seja um novo jogo para telemóvel, um guia de restaurantes ou uma aplicação de e-mail, a solução terá que ser do agrado dos votantes de Internet em todos os seus aspectos.